O governador Renato Casagrande reconduziu nesta segunda-feira (10) o procurador de Contas, Luis Henrique Anastácio da Silva, para o comando do Ministério Público Especial de Contas (MPC). O atual chefe do órgão ministerial no âmbito do Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai exercer o novo mandato no biênio 2014/2015. O nome de Anastácio havia sido indicado pelos colegas de MPC.
A lista tríplice com o nome dos atuais procuradores (são três, ao todo) havia sido enviada no final de janeiro ao governador. Além da relação, o presidente da corte, conselheiro Domingos Augusto Taufner, enviou a deliberação do Colégio de Procuradores do MPC que foi unânime em relação à recondução do atual procurador-geral, que tomou posse em fevereiro de 2012.
De acordo com o Regimento Interno do tribunal, o procurador não poderá mais ser reeleito para a função, que tem mandato de dois anos. No final de 2011, Anastácio disputou a vaga de conselheiro para a cadeira reservada aos membros do MPC contra o então procurador Domingos Taufner, nome escolhido pelo governador Renato Casagrande. Mesmo com a chefia do órgão, os processos são distribuídos de forma semelhante entre os três atuais procuradores do órgão.
Formado em Direito pela PUC do Rio de Janeiro, Anastácio tem 46 anos. Ele trabalhou na Receita Federal de 1987 a 1995, quando foi aprovado no para auditor da Receita Estadual. Ele deixou o cargo para assumir vaga no MP de Contas.