Segunda, 06 Mai 2024

Comissão define lista de vagas de cartórios em novo concurso

A comissão do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) responsável pelo novo concurso público para ingresso em cartórios definiu, nessa sexta-feira (19), a lista definitiva das vagas a serem distribuídas na seleção. Foram sorteadas a ordem dos cartórios que estavam empatados nos critérios de antiguidade e as vagas que serão destinadas para os candidatos com deficiência. A partir de agora, as atenções se voltam para o início das inscrições no concurso, que serão abertas na próxima quarta-feira (31).



De acordo com informações do TJES, cinco grupos de cartórios – das mesmas comarcas – participaram do sorteio, que ajustou a ordenação cronológica para escolha das vagas previstas no edital. O resultado, publicado no Diário da Justiça desta terça-feira (23), ordenou as serventias previstas nas comarcas de Pedro Canário, Marechal Floriano, Iconha, São Gabriel da Palha e Vitória. Na Capital, o cartório de Registro Civil de Goiabeiras ficou posicionado a frente do Tabelionato de Notas, também de Goiabeiras.



Já as 18 vagas destinadas aos candidatos com deficiência foram distribuídas, de acordo com os dois critérios de distribuição previstos em lei: provimento (novos tabeliães) e remoção (para troca entre os atuais donos de cartórios). A primeira categoria ficou com 12 serventias, nesta ordem: Registro Civil e Tabelionato de Itaúnas; Registro Civil e Tabelionato da Sede, ambos em Conceição da Barra; Registro Civil e Tabelionato de Pequiá, em lúna; Registro Civil e Tabelionato de Nova Almeida, na Serra; Registro Civil e Tabelionato da Sede, em Castelo; Ofício de Iconha; Registro Civil e Tabelionato de Sagrada Família, em Alfredo Chaves; Registro Civil e Tabelionato de Vila Alto Pongal, em Anchieta; Ofício da Comarca de Pinheiros; Tabelionato de Alfredo Chaves; Ofício e Tabelionato de Linhares e Ofício da Comarca de Castelo.



As demais vagas para candidatos com deficiência – que já possuem cartórios – foram distribuídas na seguinte ordem: Ofício da Comarca de Pancas; Registro Civil e Tabelionato de Córrego dos Monos, em Cachoeiro de Itapemirim; Registro Civil da Sede em Piúma; Registro Civil e Tabelionato da Sede de Mantenópolis; Registro Civil e Tabelionato de Crubixá, em Alfredo Chaves; e Registro Civil e Tabelionato de Airituba, em São José do Calçado.



Para o presidente da Comissão, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, o objetivo do tribunal é realizar um “concurso público de provas e títulos de forma célere, com absoluta transparência e correção em todos os atos”. Apesar da banalidade da expressão, essa intenção merece destaque, já que o último concurso foi cercado de polêmicas após três anos de duração. Até hoje, o tribunal responde a questões relativas ao último certame, concluído no final de 2009.



O edital do novo concurso público para cartórios no Espírito Santo foi publicado no último dia 10. Serão distribuídas até 171 vagas. A maior parte delas (121) não possui qualquer restrição, sendo oferecidas pelos dois critérios previstos na Constituição Federal. As inscrições começam no próximo dia 31 e vão até 29 de agosto. Já as provas da primeira etapa – ao todo seis – acontecem no dia 13 de outubro. A íntegra do edital e o local das inscrições podem ser encontrados no site da organizadora do concurso, a Cespe/UnB (http://www.cespe.unb.br/concursos/tj_es_13_notarios).

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/