Sábado, 04 Mai 2024

Justiça determina afastamento de delegados acusados de extorsão

O juiz da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual, Manoel Cruz Doval, determinou o afastamento dos delegados Márcio José Pedrosa Braga e Luiz Neves Paula Neto, além de mais seis agentes da Polícia Civil de suas funções após denúncia do Ministério Público Estadual (MPE). Eles são acusados de abuso de autoridade, tortura e de extorsão contra suspeitos de tráfico de drogas durante uma ocorrência no ano de 2011.



Na decisão, o magistrado também determinou o recebimento da ação de improbidade movida contra os oito policiais. O afastamento atende ao pedido do Ministério Público. Além dos delegados, foram denunciados os agentes Fábio Loureiro Malheiros, Hilário Roger Nascimento Borges, Alex Sandro Serrano de Almeida, David da Silva Carvalho Filho, Marcos Marcelo Sartório Ermani e Jorge Teixeira Nader.



De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), o juiz Manoel Doval considerou a existência de “prova documental suficiente para demonstrar que os réus teriam praticado atos de improbidade”.



“Considerando-se toda a prova carreada aos autos, entendo plausível o pleito liminar trazido pelo Ministério Público, uma vez que os Requeridos, em função da parcela de autoridade que lhes confere o cargo de policiais civis, poderiam comprometer a escorreita instrução processual”, narra um dos trechos da sentença prolatada no final de fevereiro.



Os policiais chegaram a ser presos, preventivamente, no dia 13 de maio de 2011 numa operação da Corregedoria Geral da Polícia Civil, após a acusação de extorsão. A ordem de prisão foi dada, na época, pelo juiz da Vara da Central de Inquéritos de Vitória, Marcelo Menezes Loureiro. Nesta segunda-feira (4), a Justiça emitiu o ofício ao delegado-chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio Junior, para o cumprimento da decisão.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/