Segunda, 20 Mai 2024

Operação Hidra desarticula quadrilha acusada de fraudes em obras no sul do Estado

Operação Hidra desarticula quadrilha acusada de fraudes em obras no sul do Estado

Equipes da Polícia Militar e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público Estadual (MPES), deflagraram, na manhã desta terça-feira (14), uma operação para desarticular uma quadrilha acusada de fraudes em licitações em seis prefeituras no sul do Estado. Durante a “Operação Hidra” foram cumpridos nove mandados de prisão, além de 17 mandados de busca e apreensão em seis municípios capixabas e nas cidades de Manhuaçu e Teófilo Otoni, em Minas Gerais, onde a quadrilha possui ramificações.



De acordo com informações do MPES, a operação também apura supostas irregularidades em concursos públicos na prefeitura de Ibatiba. Além do município, a organização criminosa teria atuado em fraudes nas licitações de obras de engenharia nos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Iúna, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.



As investigações tiveram início em abril deste ano, tendo sido apurado um possível prejuízo aos cofres públicos municipais de mais R$ 10 milhões, somente neste ano. A operação mobilizou promotores de Justiça capixabas e de Minas Gerais, além de auditores da Fazenda Estadual e cerca de 50 policiais militares.



Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados judiciais de busca e apreensão no Estado e mais quatro em Minas Gerais. Estão ainda sendo cumpridos quatro mandados de prisão temporária – dois em Ibatiba e um em Teófilo Otoni e outro Brejetuba, além de cinco mandados de prisão preventiva – dois em Ibatiba, dois em Venda Nova do Imigrante e um em Manhuaçu.



Segundo o órgão, o próximo passo da investigação será a análise da documentação apreendida e a oitiva dos presos e testemunhas. Não está descartada a possibilidade de novos pedidos de prisão no decorrer das apurações.

Confira o vídeo com o registro da operação:

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/