Segunda, 29 Abril 2024

Pesquisa lista autores de fake news e mostra perfis bloqueados ainda ativos

capitaoassumcao_censura_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Levantamento feito pelo painel de notícias UOL mostra que "a cada cinco propagadores de notícias falsas no Brasil, um pertence à classe política. O PL, partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado, abriga quase metade dos políticos identificados". O trabalho foi realizado desde abril até este mês, seguindo decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

O trabalho gerou reportagem da jornalista Juliana Dal Piva sobre perfis bloqueados por ordem do STF que continuam ativos e cita o deputado do Espírito Santo, reeleito em 2022 com a segunda maior votação, com 98,6 mil votos. "Políticos bolsonaristas, como o deputado estadual Capitão Assumção (PL), alegam que são alvo de censura. Isso porque, no caso dele, seu Instagram está fora do ar - embora outras redes sociais continuem ativas".

A reportagem lembra que Assumção publicou em "sua conta de Twitter, uma foto amordaçado, em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo, segurando um cartaz escrito 'censura". O deputado continua repostando a publicação, sendo um das mais recentes, de 16 de julho deste ano, com a frase "Sete meses e um dia amordaçado". 

Na mensagem, ele se refere à operação da Polícia Federal realizada em 15 de dezembro de 2022. "PF na minha casa e no meu gabinete a mando de Alexandre de Moraes. Pratiquei o terrível crime de livre manifestação do pensamento", disse na ocasião Assumção.

Também em julho deste ano, o deputado apareceu nas redes com o vídeo de lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Vitória em 2024. No Twitter, há também divulgação de publicações de outras pessoas, chamado de retwitter, neste mês de agosto. No Instagram, postagens têm sido feita com frequência, mas com um perfil que passou a ser @capitaoassumcaoinfo, descrito como "perfil de apoio ao deputado estadual reeleito mais votado". 

Do total de 66 perfis bloqueados, apenas quatro são de políticos (5,6%). Proporcionalmente, a chance de um político ter sua rede social desativada por disseminar notícias falsas é quatro vezes menor do que a de outros atores, como indivíduos, empresários ou empresas (24,3%).

A pesquisa foi realizada no âmbito da investigação "Mercenários Digitais", que busca rastrear o negócio da desinformação na América Latina. O projeto é feito em uma aliança entre o UOL, a Agência Pública, outros 18 veículos latino-americanos e quatro organizações especializadas em investigação digital, sob a liderança do Clip (Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística), informa a reportagem.

A operação da Polícia Federal contra Capitão Assumção cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão no inquérito que apura a prática de atos antidemocráticos. O então deputados Carlos Von (DC) e Assumção foram dois dos alvos e foram obrigados a usar tornozeleiras eletrônicas.

Instado a se pronunciar, o deputado Assumção não se manifestou, até o fechamento dessa matéria.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/