Terça, 14 Mai 2024

Recebida ação de improbidade contra ex-presidente da Câmara de Aracruz

O juiz da Vara da Fazenda Pública de Aracruz, Fábio Gomes e Gama Júnior, recebeu nesta quinta-feira (11) uma ação de improbidade contra o ex-presidente da Câmara municipal, o ex-vereador Orvanir Pedro Boschetti (PMDB), acusado de empregar “funcionários fantasmas” em seu gabinete. O peemedebista e mais seis pessoas foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE). Ele chegou a ser preso no final de 2011 por participação em fraudes contra a administração pública.



Na decisão do último dia 23, o magistrado levou em consideração o confronto entre os depoimentos de Orvanir Boschetti e dos supostos funcionários prestados ao Ministério Público: “Logo, os indícios são de que os requeridos, com o conhecimento e indicados pelo demandado Orvanir, recebiam dos cofres públicos sem a regular prestação de serviço. Portanto, evidenciado o fumus boni iuris (fumaça do bom direito, em latim)”.



De acordo com a denúncia, o então vereador teria nomeado em cargos comissionado os demais réus no processo (Carmem Odete Bravo Ruy, Uiles Adelson Del Piero Almeida, Maria do Carmo Sonegheti, Luciene Ludovico Rosa Bobbio, Idenira da Penha Moro Capo Scopel E Étila Hoffmann). No entanto, a promotoria sustenta que todos os seis servidores não exerciam as funções para as quais foram nomeados, evidenciando o que a ação trata como “funcionalismo fantasma”.



No início do processo, o juízo do município acolheu o pedido para bloquear os bens de todos os envolvidos. Essa não é a primeira ação contra o ex-presidente da Câmara aracruzense. Orvanir Boschetti foi preso em dezembro de 2011 durante uma sessão do Legislativo pela suposta participação em atos de corrupção no município. Na ocasião, outros dois vereadores foram presos durante as investigações do MPE em conjunto com a Polícia Civil.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/