Quinta, 02 Mai 2024

STF torna réus cinco capixabas envolvidos nos atos de 8 de janeiro

8janeiro_depredacao_valtercampanato_abr Valter Campanato/AbR

Charles Rodrigues dos Santos, pedreiro, 41 anos; Marcos Soares Moreira, ex-modelo, 39; Ana Maria Ramos Lubase, artesã, 44; Deise Luiza de Souza Aguiar, 46 anos; e Mateus Viana Maia, 26, são os capixabas que passaram à condição de réus como incitadores e executores dos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria para aceitar as primeiras cem denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF). O julgamento será concluído na próxima segunda-feira (24).

Já depositaram os votos no sistema do STF os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, além do relator, Alexandre de Moraes. A lista de práticas criminosas inclui danos ao patrimônio público, incitação à animosidade das Forças Armadas contra os poderes constituídos, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, e associação criminosa.

Na próxima semana, os ministros analisarão o recebimento de mais 200 denúncias, havendo a expectativa de que o julgamento em bloco seja mantido até que o STF aprecie as mais de 1,3 mil petições apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nos últimos três meses.

O coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, Carlos Frederico Santos, autor das denúncias, afirma que a medida é um passo importante para que os culpados pelos atos possam efetivamente responder pelos crimes.

"O Ministério Público Federal fundamentou devidamente todas as denúncias e as condutas dos investigados. Individualizamos as condutadas e já requeremos, nas cotas apresentadas, as diligências que necessitamos para a devida instrução criminal das ações para que possam ser proferidas as sentenças e que ocorram as condenações esperadas", disse.

A PGR já apresentou denúncias considerando três grupos de infratores: os que invadiram e depredaram prédios públicos; os que acamparam em frente ao Quartel-General do Exército para incitar as Forças Armadas; e as autoridades que se supostamente se omitiram diante dos acontecimentos.

Dos residentes o Espírito Santo, continuam presos em Brasília Maria Elena Lourenço Passos, de 44 anos, membro do grupo Soberanos da Pátria e suplente do PL na Assembleia Legislativa; Terezinha Locateli, 55 anos; e Tiago Mendes Romualdo, 36.

Outros extremistas envolvidos usam tornozeleira eletrônica, como Deiviston da Silva Ribeiro, 35 anos; Edenilson Caetano Ferreira, 58 anos; Fernando Silva Salgado, 46 anos; Genil Trevizan Fernandes, 53 anos; Raphael Souza Lopes de Abreu, 38 anos; e Saulo Santos Oliveira, 31 anos.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários: 1

Eli em Sexta, 21 Abril 2023 11:21

Esses terroristas tem que pegar uns 30 anos de cadeia!

Esses terroristas tem que pegar uns 30 anos de cadeia!
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/