Sábado, 27 Abril 2024

'A luta valeu a pena', comemora Movimento Salve o Parque, em Santa Teresa

portaria_degradada_parque_tematico_santa_teresa_movimento_salve_o_parqu_20230719-145037_1 Movimento Salve o Parque
Movimento Salve o Parque

"A luta valeu a pena"! A exclamação vem da ambientalista Carmem Barcellos, coordenadora do Movimento Salve o Parque, que há um ano iniciou uma mobilização contra o projeto de um grande hotel que seria construído pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) na entrada de Santa Teresa, região serrana capixaba. O alívio decorre da decisão, anunciada pela Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), de desistir do empreendimento e devolver ao governo do Estado o terreno onde ele seria construído.

Conforme explanou o Movimento Salve o Parque durante todo esse tempo, o terreno havia sido doado por uma família da cidade ao Estado para a construção de um parque natural e residência de inverno do governador. Durante a gestão de Paulo Hartung (sem partido), no entanto, houve a mudança do destino da área, que foi doada para o Sesc para a construção do grande hotel.

Por iniciativa do deputado Gandini (Cidadania), uma audiência pública foi realizada sobre o assunto, na Assembleia Legislativa, no dia 30 de junho passado, quando a Casa planejava como interferir para anular a doação feita por Hartung. Durante o debate, o advogado Pedro Domingos destacou pontos da ilegalidade da doação feita por Hartung ao Sesc, incluindo ausência de estudos ambientais e de vizinhança, visto que a mudança de um parque natural para um hotel demandaria ampla discussão e estudos sobre os impactos.

A orientação do advogado embasou os alertas do Movimento sobre graves danos ambientais que a perda do parque natural traria para a cidade, bem como os prejuízos econômicos para a cadeia turística, caracterizada por pequenos empreendimentos, que sofreriam concorrência predatória diante do grande poder econômico do Sistema S e o Sesc.

O projeto do hotel previa a construção de 280 apartamentos, parque aquático, estacionamento para 2 mil veículos e centro de convenções para 1,5 mil pessoas. Um investimento que ficaria na casa dos R$ 35 milhões.

Agora resta ao governo do Estado dar continuidade ao projeto inicial do terreno doado pelo senhor Aurélio Gramlich, e concluir as obras para implementação do Parque Temático Augusto Ruschi, trazendo mais qualidade de vida para a população de Santa Teresa e os visitantes que continuarão a movimentar a economia da cidade.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/