Terça, 30 Abril 2024

Bancada do PT se posiciona contra abertura de CPI e desagrada ambientalistas

Bancada do PT se posiciona contra abertura de CPI e desagrada ambientalistas

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa não vai apoiar a instalação da CPI do Pó Preto. O posicionamento oficial foi anunciado, nesta segunda-feira (17), pelo líder do bloco, deputado Cláudio Vereza (PT). A medida contraria o histórico de luta do partido. A decisão contra os interesses da população desagradou os representantes do movimento ambientalista que acompanhavam a sessão.



Vereza alegou que a bancada entende que, antes da instalação da comissão, seria necessária a realização de audiências públicas para discutir o assunto com todos os órgãos públicos e empresas privadas que têm relação com o problema ambiental. Apesar de o governo não ter enviado representantes na última audiência pública do setor, realizada no início desse ano, Vereza maximizou a importância da participação desses entes.



Ele citou a Secretarias estadual e municipais Meio Ambiente, Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Iema), além de representantes da Casa, empresas poluidoras e do Ministério Público Estadual (MPE). “Esgotadas as discussões e no caso de impasse, uma CPI seria o instrumento adequado de cobrança”, tergiversou. 



A decisão dos cinco petistas deve frustrar a possibilidade de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa apurar os efeitos da poluição atmosférica oriunda das mineradoras que operam na Ponta de Tubarão, em Vitória. Com apenas seis assinaturas das dez necessárias para a abertura, a proposta do deputado Gilsinho Lopes (PR) caminha a largos passos para o seputamento. A esperança do republicano era a adesão de última hora da bancada petista, que conta ainda com os deputados Roberto Carlos, Lúcia Dornelas, Rodrigo Coelho e Genivaldo Lievore.



Logo depois do pronunciamento de Vereza, o autor do pedido da CPI do Pó Preto disse que respeita o posicionamento da bancada petista, mas que a sociedade organizada não iria concordar com este entendimento. O que ocorreu de fato. Representantes do movimento ambientalista criticaram o posicionamento dos cinco deputados do PT, que teriam ido contra o histórico de lutas da sigla.



O artista plástico Kleber Galvêas, um dos principais críticos do pó preto e vizinho de Vereza (na Barra do Jucu, em Vila Velha), se disse muito decepcionado com o posicionamento dos petistas. “Essa decisão adia um debate que está sendo protelado há 45 anos. Simplesmente não consigo entender. Ninguém está contra a [mineradora] Vale, mas que eles façam (o controle à emissão de poluição) direito”, cobrou Galvêas. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/