Domingo, 28 Abril 2024

Duda da Barra propõe estações de bombeamento como contrapartida para superporto

Duda da Barra propõe estações de bombeamento como contrapartida para superporto
O Porto de Águas Profundas, mais conhecido como Superporto, motivou mais um debate entre os vereadores de Vila Velha em sessão nessa terça-feira (18). O vereador Duda da Barra (PP), que defende a instalação do empreendimento desde a legislatura passada, quando ainda era suplente, sugeriu que o poder público exija da empresa que deverá operar o porto uma contrapartida à altura para beneficiar a cidade. O que seria, segundo o vereador, a construção de cinco estações de bombeamento com comportas inteligentes, para resolver os problemas dos alagamentos no município em épocas de chuva.
 
O Fórum Popular em Defesa de Vila Velha (FPDVV) considera que é indiscutível a necessidade da construção das estações de bombeamento, principalmente na região de Guaranhuns, mas que essa obra e a instalação do superporto são questões opostas, que em nenhum momento se relacionam. Logo, não faz sentido usar a questão do bombeamento da água como instrumento de compensação pelos inúmeros danos que poderão ser causados pelo superporto, previsto para ser instalado na Ponta da Fruta.
 
Os vereadores Valter Rocon (PDT) e Marcos Rodrigues (PP) também se mostraram favoráveis ao projeto. Já o vereador Zé Nilton (PT) destacou a necessidade de aprofundar o debate sobre o tema, sobretudo com relação às questões ambientais, sociais, urbanísticas e econômicas.
 
O superporto é um empreendimento que enche os olhos da classe política capixaba e do poder público, como de costume. No último dia 4, os deputados Roberto Carlos (PT), Luzia Toledo (PMDB), Theodorico Ferraço (DEM), Janete de Sá (PMN), Nilton Baiano (PP), Hércules Silveira (PMDB), Atayde Armani (DEM), Elcio Alvares (DEM) e Aparecida Denadai (PDT), além do prefeito Rodney Miranda (DEM), entregaram um manifesto ao governador Renato Casagrande com o objetivo de garantir a construção do superporto em Vila Velha. Os deputados sugeriram que fosse feito um decreto de desapropriação da área em Ponta da Fruta como reserva técnica, o que impediria a instalação de outros empreendimentos no local. O pedido foi acatado pelo governador.
 
A região onde o governo planeja a instalação do superporto possui uma rica biodiversidade, com a presença remanescentes de Mata Atlântica. Os pescadores, que formam uma comunidade tradicional na região, também terão suas atividades completamente inviabilizadas devido à invasão costeira e marinha desordenada. Além disso, a iluminação constante, inclusive noturna, pode deslocar cardumes e concentrar espécies marinhas nas proximidades do terminal, onde a pesca é proibida.
 
Também são preocupações dos moradores a preservação da praia, que será inviabilizada por conta do projeto, e as alterações na maré. Em todo mês de março, o avanço do mar na praia precisa ser contido com sacos de areia e a situação pode ainda se agravar, caso as correntes marítimas não sejam profundamente estudadas e aplicadas em consonância com o empreendimento.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/