Sexta, 26 Abril 2024

Emendas à MP do Código Florestal serão votadas nesta terça-feira

A continuidade da votação dos destaques à Medida Provisória 571/12, que altera o Código Florestal, está marcada para esta terça-feira (27), às 14 horas. Trinta e oito destaques ainda precisam ser votados pela comissão mista que analisa a matéria, antes do próximo dia 8 de setembro, quando a MP perderá a validade. O texto-base do relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), já foi aprovado. 



Segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), o clima é favorável para negociação. O intervalo entre o primeiro dia de votação, no dia 8 de agosto – quando apenas quatro destaques foram votados - e a nova data para a votação, que ampliou o diálogo entre as bases do governo, não foi suficiente, porém, para frear algumas propostas ruralistas, como a construção de reservatórios em Áreas de Preservação Permanente (APPs), para irrigação e aquicultura, que até o momento não recebeu apoio da bancada ambientalista.

 
A exclusão de várzeas do conceito de áreas úmidas e a edição de decreto específico para tratar das multas cobradas de proprietários rurais que descumpriram a legislação ambiental também estão entre os pleitos dos ruralistas que não foram bem aceitos pela bancada ambientalista. Para esta bancada,  a luta é para que não sejam aprovadas medidas que representem ainda mais retrocesso no processo que debate um novo Código Florestal. O governo federal também compartilha dessa posição.
 
O impasse, portanto, se mantém. De acordo com Jorge Viana, o relator da medida provisória, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), não aceita mudanças que possam desfigurar seu relatório e o governo não aceita que a MP inclua termos que já haviam sido desconsiderados nas negociações anteriores.
 
O clima em Brasília, até esta segunda-feira (27) era de expectativa, afirmam os ambientalistas que acompanham a votação da comissão mista.
 
Depois da votação dos destaques na comissão, a MP 571 precisará ser votada nos plenários da Câmara e do Senado.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/