quarta-feira, dezembro 4, 2024
24.4 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 4, 2024
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Leia Também:

Encontro Regional de Agroecologia será realizado neste fim de semana no Estado

O IV Encontro Regional de Agroecologia da Região Sudeste (IV ERA Sudeste) acontece no instituto Federal do Estado (Ifes) de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo, durante os dias 28 de abril e 1º de maio, com o tema “Plantando Agroecologia e Colhendo Água: Agroecologia como Solução da crise Hídrica e Garantia da Soberania Alimentar”.

A organização é da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab), em parceria com os Coletivos Margaridas, Casa Verde, Guayi e Arandu, e do DA Itapina. Na programação, estão previstos painéis, oficinas, vivências, seminário, Espaço de Socialização de Saberes (ESS), apresentação de trabalhos e experiências do meio agroecológico, além de Ato Político.

O objetivo é promover espaços de formação, troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes de agronomia e demais cursos, entidades, escolas, grupos da área agroecológica, movimentos sociais e estudantis. No site do Encontro, uma chamada provoca os visitantes e dá o tom do evento: “Prontos para mudar o mundo?”

As vivências e oficinas previstas incluem: Circuito de técnicas e tecnologias agroecológicas; Cultivos de plantas medicinais e preparo de produtos fitoterápicos; Ecologia e criação de abelhas nativas; Bioconstrução; Trilha Ecológica; Caixas Secas; Como o desastre de Mariana tem afetado a dinâmica de populações; Manutenção em SAF´S; Rochagem; Desenho de Natureza; Turbante; Cultivo de cogumelos Shiitake em toras; Propagação e produção de sementes crioulas.

Há ainda painéis: A Agroecologia como Solução da crise hídrica e garantia de soberania alimentar; Movimentos sociais e a construção da agroecologia – luta e resistência; e Experiências e Sistematizações Agroecológicas.

Mais informações e inscrições no site do evento

Encontro Nacional

Já o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), acontece em Belo Horizonte/MG, de 31 de maio a três de junho, sob o lema “Agroecologia e Democracia: unindo campo e cidade”. A previsão é reunir mais de duas mil pessoas, sendo que 70% das vagas são destinadas a agricultores e agricultoras familiares, camponesas e camponeses, povos indígenas, comunidades quilombolas, pescadores, outros povos e comunidades tradicionais, assentados da Reforma Agrária e coletivos da agricultura urbana.

O encontro acontece desde 2002 e este ano é organizado por mais de 60 entidades da sociedade civil. Uma delas é a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), que coordena uma campanha de financiamento colaborativa para arrecadar recursos e conseguir levar os agricultores a Belo Horizonte.

A meta de arrecadação é R$ 100 mil para complementar a infraestrutura, logística e comunicação do encontro para todos os participantes. Esse valor é equivalente aos custos com transporte, alimentação e hospedagem de 500 agricultores durante o encontro, em média. Cada R$ 200, portanto, equivalem ao valor médio de despesas com a participação de um agricultor ou agricultora. As contribuições podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2018, na plataforma Catarse

Mais Lidas