quinta-feira, dezembro 5, 2024
24.9 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 5, 2024
quinta-feira, dezembro 5, 2024

Leia Também:

Evento reúne sustentabilidade, Direito e cooperativismo

Fortalecer as chamadas “cooperativas ambientais”, tendo o Direito Ambiental como regulador, para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse é o mote do I Encontro Sustentável, que acontece no dia sete de maio no auditório da Universidade Vila Velha (UVV), com o tema “A Sustentabilidade – Ações, Caminhos e Desafios sob a ótica do Direito Ambiental”.

“É preciso trabalhar pela implementação imediata das 17 ODS. O prazo final é 2030 e o Brasil está 20 anos atrasado”, alerta Edson Braga, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Ambientais e Cooperativos (IBPEAC), entidade realizadora dos Encontros Sustentáveis.

Os 17 ODS foram estabelecidos em setembro de 2015 a partir da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e têm o Brasil como um dos países signatários. O processo de negociação sobre os ODS foi iniciado em 2013, como consequência da Conferência Rio+20. O objetivo é que os ODS orientem as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU.

Para alcançá-los, a atuação do sistema de cooperativismo com foco no meio ambiente é um processo irreversível e fundamental, afirma Edson Braga, citando como exemplos a agricultura orgânica e as inovações tecnológicas em geral, em que grandes corporações e empresas já atuam.

E o Direito, ressalta, precisa se aproximar mais desse processo, como regulador, orientador e gestor.  “Como preparar a prevenção e precaução de uma cooperativa? Como analisar os contratos internacionais de cooperação científica e tecnológica?”, pergunta, exemplificando questões cruciais que estão na ordem do dia. “É a segurança jurídica como instrumento de progresso e geração de riqueza pra sociedade”, enfatiza, mencionando leis que estão sendo aprovadas “na contramão da inteligência humana e da inteligência artificial”, como o Novo Código Florestal, e a legislação relativa ao uso de agrotóxicos.

As próximas duas edições do Encontro Sustentável estão previstas para agosto e setembro, a princípio, também na Grande Vitória. O evento é promovido pelo IBPEAC, entidade que há mais de dez anos atua no segmento cooperativas ambientais, tendo realizado eventos e publicado livros sobre o assunto. As parcerias são com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB/ES) e das cooperativas Coopttec e Agrocoop.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. O evento é aberto à sociedade em geral. “Não tem sentido se fechar na academia”, afirma.

Serviço:

I Encontro Sustentável: A Sustentabilidade – Ações, Caminhos e Desafios sob a ótica do Direito Ambiental

Quando: 07 de Maio de 2018, às 19h

Onde: Auditório da UVV Business School (anexo ao Shopping Boulevard) Vila Velha-ES

Inscrições: gratuitas e pela internet, com vagas limitadas 

Mais Lidas