Domingo, 28 Abril 2024

Iema não divulga relatórios anuais de qualidade ao ar desde 2008

Iema não divulga relatórios anuais de qualidade ao ar desde 2008
Os Relatórios Anuais de Qualidade do Ar do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que deveriam ser disponibilizados para os capixabas no site institucional do órgão, não é divulgado desde 2008. A omissão do governo do Estado em prestar as informações impede que a sociedade civil analise os dados, como ressalta a SOS Ambiental. Em ofício encaminhado à recém-empossada secretária de Meio Ambiente, Diane Rangel. A entidade cobra providências da nova titular da pasta. 
 
O conteúdo referente à qualidade do ar no Estado está inserido no link Controle Ambiental, na página principal do endereço eletrônico. Nele deveriam conter dados sobre os padrões de qualidade do ar; Rede Automática de Monitoramento; relatórios anuais e Inventário de Emissões Atmosféricas da Região da Grande Vitória. Mas quando o cidadão busca informações anuais sobre a poluição do ar, encontra dados apenas de 2002 a 2007. 
 
Para Eraylton Moreschi Junior, coordenador-geral da SOS Ambiental, a atualização e divulgação dos dados entre os anos seguintes, até 2012, devem ser “urgente, urgentíssima”, considerando a importância das informações para a saúde e qualidade de vida da população. 
 
No documento, protocolado nessa sexta-feira (5), ele ressalta ainda que a confecção ou divulgação dos relatórios deve ocorrer de forma a oferecer tempo à comunidade científica e ambiental e à sociedade para que façam análise dos dados, antes da concessão de licença ambiental à oitava usina da Vale. 
 
As considerações sobre os relatórios, ressalta a entidade, precisam ser anexadas ao processo de licenciamento, “como condicionantes mínimas e indispensáveis para o início da discussão”.
 
O responsável pelas informações é Alexsander Barros Silveira, coordenador do Centro Supervisório da Qualidade do Ar do Iema. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/