Quarta, 08 Mai 2024

Manifestação em defesa dos Guarani-Kaiowá na Feira do Verde

Manifestação em defesa dos Guarani-Kaiowá na Feira do Verde

Continuando a série de manifestações em defesa dos índios Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, será realizado mais um ato público neste domingo (2), último dia da Feira do Verde, evento organizado pela prefeitura de Vitória, na Praça do Papa. A atividade vai ocorrer no Espaço Lúdico, na Praça de Alimentação, a partir das 17h30.

 
Os manifestantes, que esperam poder contar com a presença dos índios Guarani do Espírito Santo, vão fazer uma roda de danças circulares, em referência aos rituais indígenas. A intenção, segundo um dos organizadores, é conscientizar os presentes sobre o genocídio que o povo está sofrendo no Mato Grosso do Sul, e ainda apoiar a longa luta dos indígenas.
 
Os Guarani-Kaiowá vivem confinados em uma área de reserva nativa da fazenda Cambará, em Iguatemi, a 466 km de Campo Grande desde novembro de 2011, três meses depois de terem o acampamento onde moravam completamente destruído em um ataque. Desde lá, o povo sofre constantemente com coações e ameaças dos fazendeiros da região e estavam a ponto de serem expulsos pela Justiça. 
 
A série de manifestações nacionais sobre o tema foram impulsionadas pela divulgação de uma carta dos Guarani-Kaiowá, em que o povo reafirma o espírito de luta e diz que vai ficar a todo custo em suas terras. A partir daí, várias cidades do País fizeram grandes atos, conseguindo, inclusive, a revogação da decisão que os retirava do território.
 
Na carta, o povo afirma: “Decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem morto e sabemos que não temos mais chance de sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo de modo acelerado. Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo/indígena histórico, decidimos meramente em ser morto coletivamente aqui. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS”.
 
Serviço: 
Manifestação em apoio aos Guarani-Kaiowá, com roda de danças circulares
Quando: 2 de dezembro (domingo)
Local: Espaço Lúdico da Feira do Verde, na Praça do Papa, em Vitória
Horário: 17h30

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/