sábado, outubro 5, 2024
21.6 C
Vitória
sábado, outubro 5, 2024
sábado, outubro 5, 2024

Leia Também:

Moradores denunciam vazamento de esgoto na área da Lagoa Encantada

Local em Vila Velha, conhecido como “Pinicão”, tem problema crônico, mas que se intensificou recentemente

Foto Leitor

Moradores da região do Vale Encantado, em Vila Velha, têm denunciado, nos últimos dias, o aumento do vazamento de esgoto em um local conhecido como “Pinicão”, afetando a Área de Preservação Permanente (APP) da Lagoa Encantada. Apesar de haver um problema crônico de esgoto irregular nesse ponto, o problema se intensificou recentemente, de acordo com a comunidade do entorno.

O aumento do vazamento tem sido notado nos últimos meses, mas chegou a um nível crítico no último domingo (16). Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim do Vale, Sergio Klein, a Companhia Espírito- Santense de Saneamento (Cesan) foi acionada e realizou a troca de uma bomba queimada na segunda-feira (17) e, no dia seguinte, jogou cal no espaço em que o esgoto vazou para amenizar o odor.

Entretanto, alguns pontos continuaram com esgoto empoçado, e, nesta quarta-feira (19), o vazamento voltou a acontecer. “A vegetação aumentou, o oxigênio diminuiu, e está morrendo peixe na lagoa. As pessoas pescam e correm risco de ter problemas de saúde por comer peixe contaminado. E como a população vai conseguir se alimentar com um mau cheiro desses nas suas casas?”, questiona Sergio.

Segundo ele, em 2012, houve uma reunião entre o Ministério Público do Estado (MPES), a Prefeitura de Vila Velha e governo estadual para debater a situação do esgoto na região. Na época, um estudo que identificou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vale Encantado é obsoleta e não atendia à região com eficiência, com o esgoto sendo jogado na região de alagado em cada final de rua.

A promessa da Cesan na ocasião, como aponta Sergio, era de que, até 2025, a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Araçás seria ampliada e passaria a receber o esgoto da região do Vale Encantado. Entretanto, não apenas a promessa não se cumpriu, como foi autorizada a construção de novos loteamentos nas proximidades ao logo dos anos, aumentando o volume de esgoto gerado.

“A Cesan só faz serviço paliativo. Eles apareciam com certa frequência, e faziam a retirada de esgoto com sugador. Mas, atualmente, está tudo abandonado, e tem até risco de criança chegar perto e cair no esgoto”, denuncia.

A região do Vale Encantado abrange os bairros Vale Encantado, Santa Clara e Jardim do Vale. Há anos, a comunidade luta pela criação de um parque na Lagoa Encantada, garantido a preservação e o desenvolvimento socioambiental da região. Um acordo da Justiça Federal, oriundo de um processo de compensação por danos ambientais, poderá garantir o investimento de R$ 2 milhões para a materialização dessa iniciativa.

Século Diário questionou a Cesan sobre as providências tomadas diante da reclamação dos moradores da região de Vale Encantado, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. 

Mais Lidas