Quinta, 25 Abril 2024

MST realiza marcha para denunciar pulverização de famílias por fazendeiro

MST realiza marcha para denunciar  pulverização de famílias por fazendeiro

 

 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez uma marcha de protesto na manhã desta quarta-feira (5) em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado). Apoiaram a marcha estudantes, sindicalistas e representantes de igrejas. Os manifestantes foram às ruas com o objetivo de denunciar a contaminação de famílias assentadas, que foram literalmente pulverizadas pelo fazendeiro Martim Adalmo Venturim, que continua impune. 


 
Segundo o MST, em junho deste ano, 75 famílias foram vítimas da pulverização no assentamento José Marco de Araujo dos Santos, situado dentro da Fazenda Santa Maria, em Presidente Kennedy. O fazendeiro Marim Adalmo Venturim teria ordenado aos seus funcionários que se aproximassem do assentamento com o trator carregado de agrotóxico. 
 
Na ocasião, 18 pessoas foram hospitalizadas, entre elas, crianças e uma grávida de seis meses, que acabou perdendo o seu bebê. 
 
Segundo o MST, a reação do fazendeiro se deve a insatisfação com a decisão do Incra, em 2009, que destinou 14 hectares da área para a construção do assentamento. Atualmente, a questão está sob análise do Superior Tribunal de Justiça (STF).

 
Porém, diante da impunidade das ações do fazendeiro a pressão sofrida pelas famílias é cada vez maior. As famílias denunciaram, na última semana, a contaminação da água utilizada para beber.  

 
“Eles soltaram o gado para cá e uma vaca atolou onde nós tiramos a água pra beber. Ela se machucou muito e não tinha condições de ser removida sem ser sacrificada. Pedimos ao fazendeiro, mas isso não ocorreu a tempo de evitar a contaminação. Ao todo, a vaca ficou lá uma semana adoecendo e contaminando a água”, contou um dos assentados que  preferiu não se identificar, temendo represálias.

 
Circula entre os assentados que a pressão se dá também sob o meio ambiente, visto que os venenos jogados nas famílias também são despejados indiscriminadamente próximos às áreas de floresta na região, poluindo o solo e a água.  

 
Segundo o MST, o movimento está mobilizado para pedir a agilidade da Justiça e denunciar à sociedade os crimes cometidos pelo fazendeiro.
 
Para o coordenador do MST, Marco Carolino, o movimento cobra o respeito ao direito dos assentados já estabelecido pela emissão de posse da área. 
 
A pulverização das famílias já foi denunciada ao Incra e à Ouvidoria Agrária Nacional, que vem acompanhando o processo por meio do trabalho do desembargador Gercino José da Silva. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/