Segunda, 29 Abril 2024

Vale e ArcelorMittal confirmam participação em audiência pública sobre o pó preto

A mineradora Vale e a siderúrgica ArcelorMittal confirmaram presença em audiência pública para discutir a questão da poeira sedimentada, o famoso pó preto que prejudica a saúde e provoca danos ambientais nos municípios da Grande Vitória. A audiência acontece na próxima quarta-feira (11), às 18h, no Plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa.
 
Além das poluidoras, a Prefeitura de Vitória e a ONG SOS Espírito Santo Ambiental também têm presença na mesa de discussão. A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, apresentará a palestra "Histórico dos 13 anos de Monitoramento e Plano Estratégico de Qualidade do Ar".
 
Também foram convidados a compor a mesa o Ministério Público Estadual e um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que estuda a poluição do ar, mas ambos ainda não confirmaram participação.
 
O grupo SOS Ambiental promete uma apresentação “impactante”, com um vídeo que exibirá as imagens da poluição do ar. O grupo também atuará como representante da sociedade civil, encaminhando questionamentos às poluidoras e aos órgãos públicos. Após as apresentações, o público presente poderá questionar os membros da mesa, que também podem debater entre si.
 
Segundo Alessandro Chakal, a intenção da Frente Parlamentar Ambientalista, uma das organizadoras do debate, é que essa audiência pública seja uma prévia de um ciclo de debates para acompanhamento das ações políticas pela qualidade do ar no Estado, além de estabelecer um propósito mais sólido pelas discussões e por um maior controle social. Chakal destacou que um dos propósitos da Frente é a mudança na atual situação das leis ambientais. 
 
 
Novidade
 
É a primeira vez que a Vale e a Arcelor aceitam um convite para discutir a questão do pó preto com a sociedade.
 
Os integrantes do GTI Respira Vitória - Grupo de Trabalhos Interinstitucionais da Câmara de Vereadores de Vitória destinado a criar um projeto de lei que regulamente as emissões atmosféricas na capital -, durante um ano, reiterou convites, sem êxito, para que as poluidoras participassem das discussões. 
 
As reuniões mensais do grupo terminaram em agosto e, após a apresentação de diversas entidades e pesquisadores, será elaborado um relatório-síntese, a ser entregue em outubro, com os principais dados das apresentações, que podem dar margem para o estabelecimento dos padrões de qualidade do ar em Vitória.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/