segunda-feira, dezembro 9, 2024
30.5 C
Vitória
segunda-feira, dezembro 9, 2024
segunda-feira, dezembro 9, 2024

Leia Também:

Agenda do governo busca fortalecer capital político no interior do Estado

Enquanto as lideranças políticas avaliam as possibilidades de composição com vistas às eleições do próximo ano, a partir das movimentações dos presidenciáveis, o governador Renato Casagrande (PSB) vem trabalhando no fortalecimento e visibilidade de sua imagem Estado afora.

Com a impossibilidade de Casagrande ingerir de forma a evitar que o presidente de seu partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dispute a eleição presidencial, o governador vem acompanhando os movimentos nacionais, mas protelando um posicionamento sobre as movimentações nacionais.

Os fins de semana do governador têm sido pautados por visitas seguidas de atos públicos no interior. Nas suas andanças, o governador tem entregue máquinas e equipamentos aos prefeitos, inaugurado obras e anunciado novos investimentos nos municípios do interior.

Casagrande passou os dois primeiros anos de seu governo mergulhando em movimentações em Brasília, que envolviam propostas votadas no Congresso Nacional, que trouxeram perdas fiscais para o Espírito Santo. Isso afastou o governador do eleitorado.

Como o governador tem até abril do próximo ano para iniciar e inaugurar obras, fazer entrega de insumos e participação de atos públicos, Casagrande vem intensificando suas movimentações no Estado, o que pode trazer garantia de um apoio popular para a candidatura à reeleição.

Nessa movimentação, o governador tem fortalecido também os prefeitos das principais regiões do Estado. Prefeitos que no próximo ano podem atuar como “cabos eleitorais”. Reforço que pode ser decisivo para o palanque palaciano.

As movimentações de Casagrande, porém, causam insatisfações na Assembleia Legislativa. Com três vagas a menos em disputa no próximo ano e com uma série de lideranças de peso eleitoral interessadas na eleição para o Legislativo, os deputados querem apoio do governador em suas bases para se fortalecerem na disputa em busca da reeleição.

Para apaziguar os ânimos com os parlamentares e diminuir as animosidades com o PSB, o governador, que prepara uma chapa forte para a eleição, passou a levar em suas visitas ao interior os deputados ligadas à base a ser visitada.

Mais Lidas