O apoio do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), à candidatura ao governo do Estado da senadora Rose de Freitas (Podemos), caso seja confirmado, sinaliza a polarização das duas maiores lideranças do município em 2018, o prefeito e o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), apoiador do governador Paulo Hartung (MDB). A articulação já esboça o cenário político para 2022.
Com uma densidade eleitoral de mais de 150 mil votos, Audífax Barcelos representa uma aliança que abre a possibilidade de crescimento da candidatura de Rose e traz a marca principal de sua atuação política, desde que era deputada federal: o permanente contato com os ministérios, em Brasília, visando à liberação de verbas para as prefeituras do Estado.
Essa “ajuda” ao município da Serra é considerado ponto essencial para garantir o apoio à senadora. No entanto, existem outros fatores que merecem consideração, entre eles, o projeto do prefeito para 2022, a partir da configuração formatada nas eleições deste ano, incluindo os candidatos ao Senado.
Com o acordo Rose/Audifax, ganha o candidato ao Senado pelo Rede, Fabiano Contarato, lançado pelo prefeito, embora a senadora ainda não tenha declarado se o acolhe e levando em conta que ambos divergem quando se trata da disputa presidencial. Audifax precisa garantir um palanque para Marina Silva (AC), enquanto Rose para o senador Álvaro Dias (PR).
A candidatura de Rose confirma a definição das eleições de 2018 em segundo turno e acaba com a polarização entre o governador Paulo Hartung e o ex-governador Renato Casagrande (PSB), além de reunir forças de oposição ao governo em diferentes blocos que se articulam em torno de construir um novo modelo de gestão pública.
O prefeito da Serra era objeto de disputa entre os três candidatos ao governo. De maneira mais explícita pelo governador Paulo Hartung, que o relacionou inclusive como um dos potenciais candidatos ao governo, na tentativa de atraí-lo para seu lado.
Tarefa difícil, considerando que seu adversário político, o deputado federal Sérgio Vidigal, é apontado como candidato a vice na chapa de Hartung e, principalmente, pelo projeto de Audífax para 2022, cuja perspectiva é concorrer ao governo do Estado.