O deputado estadual Amaro Neto (SD) fez seu primeiro pronunciamento após o processo eleitoral em Vitória na sessão desta segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa. Ele agradeceu a votação, parabenizou os colegas que disputaram a eleição, e emplacou o discurso de mobilidade, um dos temas tratados em sua campanha à prefeitura.
Quando o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), anunciou como orador o nome do deputado Amaro Neto – os comerciantes que atuam nos terminais, que acompanharam a sessão para cobrar apoio contra a tentativa de retirada da atividade pela Ceturb-ES –, ovacionaram o parlamentar.
Amaro Neto parece ter entendido o recado das urnas e a necessidade de fortalecimento da segunda parte de seu mandato para aumentar sua visibilidade como político, pavimentando o caminho para a disputa de 2018, em voos mais altos que a Assembleia.
O deputado aproveitou o clima favorável na galeria para agradecer a votação e parabenizou o trabalho dos comerciantes dos terminais, lembrando que já foi usuário do sistema Transcol. O clima também favoreceu a introdução do tema que vai puxar como bandeira na Casa: a mobilidade urbana.
Amaro puxou para o debate uma das propostas apresentadas em sua campanha, a utilização do Aquaviário como um modal para desafogar o trânsito na Grande Vitória. O deputado destacou o plano hidroviário implantado em Porto Alegre. Disse que entrou em contato com o subsecretário de Transporte daquele município, Frank Carvalho, para conhecer o sistema e como ele funciona hoje.
Ao eleger a mobilidade como tema, Amaro amplia faixa de atuação, marcadamente voltada para a área da segurança, devido à linha do programa de TV que apresenta, mostrando que não é político de uma só bandeira.
Uma das críticas feitas a Amaro Neto durante a campanha era o fato de que ele tinha uma atuação apagada na Assembleia. Por isso, a expectativa é de que o deputado frequente mais vezes a tribuna da Casa. Quando encerrou o discurso, Amaro Neto foi parabenizado pelo presidente da Assembleia Theodorico Ferraço, que felicitou o deputado pela alta votação no primeiro e no segundo turno e destacou o “orgulho da Casa” em relação ao deputado.