O ex-secretário de Saúde, Anselmo Tozi (PSDB), vai assumir o cargo interinamente até a liberação de Ricardo de Oliveira, que é servidor do Ministério da Fazenda. A previsão é de que o ato de cessão do novo secretário seja publicado no prazo de trinta dias. O secretário interino é alvo de uma ação de improbidade e teve os bens bloqueados pela Justiça local por supostas fraudes em convênios firmados em sua passagem anterior.
Em entrevista à TV Vitória, Hartung afirmou que pediu ao presidente do Banestes, Guilherme Dias, um dos remanescentes da gestão passada, para levar o pedido de cessão ao novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que tomou posse nesta segunda-feira (5). O nome de Tozi havia sido confirmado no cargo de diretor de Meio Ambiente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).
De acordo com a denúncia, já recebida pela Justiça, que tramita sob nº 0028231-15.2013.8.08.0024, o ex-secretário da Saúde na gestão anterior de Hartung é acusado irregularidades em convênios entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Fundação Manoel dos Passos Barros, entidade ligada à Igreja Cristã Maranata. A promotoria apontou desvio de finalidade nos repasses em até R$ 762 mil, entre os anos de 2004 e 2008.
Tozi figura ainda em outra ação de improbidade (0045739-08.2012.8.08.0024), que ainda será analisada pelo juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública.
Novo titular da Secont toma posse nesta terça
O promotor de Justiça, Marcelo Barbosa de Castro Zenkner, vai tomar posse no cargo de secretário de Controle e Transparência na manhã desta terça-feira (6), no Palácio Anchieta. Ele não participou da posse do secretariado, realizada na última sexta-feira (2), por motivo de uma viagem ao exterior. Ele é o segundo membro do Ministério Público Estadual (MPES) a atuar na gestão de Hartung – além do promotor, o colega Evaldo Martinelli foi nomeado para a pasta de Ações Estratégicas.