sábado, março 22, 2025
25.6 C
Vitória
sábado, março 22, 2025
sábado, março 22, 2025

Leia Também:

Ante a repostas inconclusivas do governo, Majeski promete fazer novas denúncias

O governo do Estado esperava resolver o problema das reclamações dos deputados estaduais ao enviar uma enxurrada de respostas a pedidos de informações enviados desde o ano passado. Mas a relação entre deputados e secretários só piorou. O deputado Sérgio Majeski (PSDB) afirmou na sessão desta segunda-feira (16) que vai denunciar novamente os secretários ao Ministério Público do Estado (MPES). 
 
No Expediente desta segunda, foram lidas 22 mensagens de respostas de pedidos de informação, sendo nove destinadas ao deputado tucano. Majeski, porém, não se deu por satisfeito com as respostas. Ele citou como exemplo o pedido de informação enviado em novembro à Secretaria de Educação e respondido apenas agora. 
 
O deputado questionou o secretário de Educação Haroldo Rocha, naquela ocasião, se haveria fechamento de escolas para o ano letivo de 2016. Ao todo, 13 escolas foram fechadas no Estado e a comunidade escolar teve de acionar a Justiça para conseguir reabri-las. Na resposta que chegou à Assembleia, porém, o ofício, assinado pelo secretário, Haroldo afirma que não houve fechamento de escolas em 2016.
 
O deputado também questionou se houve um diagnóstico sobre o número de alunos que ficaram fora da escola, caso houvesse o fechamento das turmas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a resposta vinda da secretaria foi que todos os alunos seriam matriculados na rede estadual de ensino. 
 
“Eles não sabem ler na Secretaria de Educação ou é incompetência de quem responde?”, disparou o deputado. Pela insatisfação nas respostas, Sérgio Majeski pretende manter a cobrança aos secretários e dessa vez avisa que vai acioná-los por darem informações falsas, o que incorre em crime de responsabilidade. 

Mais Lidas