O deputado estadual Sandro Locutor anunciou na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (13) sua renúncia à liderança do PV na Casa. O parlamentar explicou que o motivo de sua decisão foi uma correspondência recebida em seu gabinete com uma decisão da Executiva Estadual do PV, comunicando que o deputado estava fora da sigla.
A decisão, ainda, segundo Locutor, foi tomada por unanimidade pelos membros do partido. O deputado se disse surpreso com a decisão de expulsá-lo, já que ele não havia manifestado interesse em deixar o partido. Para o parlamentar, a decisão do PV foi tomada com base em notas publicadas na imprensa nos últimos dias que diziam que o verde estaria interessado em migrar para outra sigla. A executiva do partido, diante das especulações em torno da iminente saída do deputado, esperava que Locutor procurasse a imprensa para negar os rumores. Mas isso não aconteceu. No entendimento da direção do partido, isso confirmou o desejo de Locutor em deixar a sigla.
Sandro Locutor foi incluído na lista de parlamentares que estariam aproveitando a brecha aberta com fusão do PPS e PMN, na criação da MD, o que permitiria que lideranças políticas interessadas em disputar a eleição 2014 por outro partido possam migrar para outra sigla sem ser enquadrado na infidelidade partidária, o que levaria o deputado a perder o mandato.
O PV, que tinha dois deputados na Assembleia, agora permanece só com um, Gildevan Fernandes.
O deputado Sandro Locutor, que tem como principal base eleitoral o município de Cariacica, estaria mais próximo da MD. Inclusive o prefeitoe Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (MD), já estaria sondando Locutor para atraí-lo para o novo partido. Comenta-se também que o ex-PV estaria estudando os convites do PSB, PTB e do DEM.
As migrações de partido para a disputa de 2014 são uma estratégia para buscar uma acomodação política mais forte para garantir uma boa legenda para captação de votos.