Segunda, 29 Abril 2024

Ao declarar apoio a Casagrande, senador acerta fila sucessória de 2018

Ao declarar apoio a Casagrande, senador acerta fila sucessória de 2018
Diante do silêncio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) sobre o papel que desempenhará no processo eleitoral do Estado, o também peemedebista, senador Ricardo Ferraço, decidiu não esperar seu companheiro e antecipou que abre mão da disputa e apoiará a reeleição do governador Renato Casagrande. 
 
Para os meios políticos, a decisão de Ricardo Ferraço acerta a fila sucessória de 2018, quando terminará seu mandato no Senado, podendo haver uma troca, com o peemedebista disputando o governo e governador, se reeleito disputando a vaga que hoje é ocupada por Ricardo Ferraço. 
 
O senador evita também uma movimentação que o exclua do jogo político para a disputa de outubro. Em 2010, Ricardo Ferraço já sofreu um revés, quando foi substituído na chapa palaciana, como candidato ao governo, por Renato Casagrande. 
 
No ano passado, o senador apresentou ao PMDB sua disposição em disputar o governo, mas a maioria no partido é contra a quebra de aliança com o PSB. Neste contexto, Ricardo Ferraço se fortalece internamente, com prefeitos e a bancada do partido na Assembleia. 
 
Uma movimentação das nacionais do PT e do PMDB, porém, estaria pressionando uma candidatura do ex-governador Paulo Hartung ao governo, considerando que ele tem mais condições de erguer um palanque de apoio a reeleição da presidente Dilma Rousseff no Estado e isolar o palanque de Eduardo Campos. 
 
Com uma postura cada vez mais crítica ao governo federal no Senado, Ricardo Ferraço já vinha dizendo a seus interlocutores que não estaria em um palanque de Dilma no Estado. O senador já vinha dando sinais de aproximação com Casagrande, por meio de conversas com o prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS), enquanto se afastava do ex-governador Paulo Hartung. 
 
Hartung estaria conversando com interlocutores no sentido de se posicionar sobre o pleito no final do mês. Embora haja uma forte movimentação indicando que ele será candidato em um palanque alternativo, o ex-governador tem problemas em convencer os membros de seu partido e a militância do PT capixaba também resiste em apoiá-lo.
 
A candidatura dele estaria condicionada a uma forte intervenção das nacionais dos dois partidos. Por isso, para boa parte do mercado político, Hartung trabalha para se fortalecer no palanque de Casagrande como candidato ao Senado e forçando um controle do jogo eleitoral deste ano, além de manter seus aliados dentro da estrutura do governo em um eventual segundo mandato de Casagrande. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/