Quinta, 28 Março 2024

​Apesar de cassado, Chicão lança pré-candidatura em Conceição da Barra

chicao_reuniao_divulgacao Divulgação

Dez meses depois da decisão da Justiça Eleitoral que cassou seu mandato, em setembro de 2019, o ex-prefeito de Conceição da Barra Francisco Bernhard Vervloet, o "Chicão", foi lançado pré-candidato ao cargo nas eleições de novembro, em reunião realizada na noite dessa quinta-feira (23), com lideranças de vários partidos no norte do Estado. Seus apoiadores apostam na anulação do processo que o condenou por abuso de poder político e econômico, em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleito em 2016 pelo PSDB, Chicão se filiou ao PSB em fevereiro deste ano, em evento com a participação das principais lideranças da sigla no Estado, inclusive a vice-governadora Jaqueline Moraes. Um mês depois ele e o vice Jonias Dionisio (Pros) perderam o cargo, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ES) derrubar a liminar que os mantinham à frente da prefeitura.

O TRE entendeu que o prefeito, quando era secretário de Assistência Social do município, incorreu em uma conduta proibida em pleno ano eleitoral, em 2016. Ele esteve à frente de um programa social que oferecia cursos profissionalizantes gratuitos à população.

Nessa quinta-feira, Chicão reuniu os presidentes do PSB, PSC, PP, PDT, Podemos e Pros para planejar os primeiros passos da pré-campanha, a partir do fortalecimento das bases que o elegeram em 2016. Os partidos somam cerca de 50 pré-candidatos a vereador.

"Minha pré-candidatura não depende mais só da minha vontade, mas da responsabilidade de não deixar se perder tudo que Conceição da Barra conquistou nestes três anos de mandato e nos avanços deixados por Jorginho [Donati]", disse o ex-prefeito.

Do PSB, partido do governador Casagrande, participam da reunião Leandro Francis, José Alvarenga e o ex-vereador Fabrício Cock, que declarou ser "assustadora a ideia do retorno de velhas políticas que foram superadas". O Pros, representado por JoniasDioinício Santos, apoiador de Chicão, seguiu a mesma linha. "O município passa por um momento muito difícil, além da pandemia do coronavírus ainda tem a epidemia na prefeitura", disse, referindo-se ao atual prefeito, Mateusinho Vasconcelos (PTB), que assumiu o mandato por ser o presidente da Câmara de Vereadores.

Ele e o secretário municipal de Saúde, Thiago Magela Guimarães, já são alvos de um pedido de afastamento do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), em ação civil pública por improbidade administrativa. Mateusinho está no cargo desde 14 de março deste ano e assumiu a prefeitura até a realização de eleição suplementar prevista para junho, mas o TRE suspendeu o pleito em função da pandemia do coronavírus.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Amigo da Barra em Sexta, 24 Julho 2020 17:56

Chicão não fez grupo, falo aqui de posição Politica, povão.
Não tem grupo Político sólido, existe os curiosos que foram pra vê e saber.

Existe o processo que tem que ser resolvido. É uma situação complicada.

Chicão não fez grupo, falo aqui de posição Politica, povão. Não tem grupo Político sólido, existe os curiosos que foram pra vê e saber. Existe o processo que tem que ser resolvido. É uma situação complicada.
JOSÉ MARCOS em Domingo, 26 Julho 2020 12:46

NAO TENHO NENHUM TIPO DE AFINIDADE COM O PREFEITO CHICÃO MAS AS AÇÕES COMO GESTOR CONCEIÇÃO DA BARRA MERECE E PRECISA DE UM GESTOR DE CARÁTER

NAO TENHO NENHUM TIPO DE AFINIDADE COM O PREFEITO CHICÃO MAS AS AÇÕES COMO GESTOR CONCEIÇÃO DA BARRA MERECE E PRECISA DE UM GESTOR DE CARÁTER
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/