Quinta, 28 Março 2024

Apoio a Casagrande para 2022 abre cenário também à sucessão estadual de 2026

casagrande_erick_felizes_ales Ales
Ales
Com a vitória alcançada para um terceiro mandato na presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Erick Musso (Republicanos) selou o alinhamento para a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) em 2022, e abriu caminho para concorrer ao governo em 2026. Esse é o cenário delineado no mercado político, depois das articulações nem sempre republicanas que resultaram no placar de 28 votos a dois que reconduziram Erick ao cargo nessa semana. Isso caso não venha a ocorrer dissensões naturais no relacionamento entre grupos políticos.

Até esta segunda-feira (8), quando se escolhe os membros das comissões permanentes da Assembleia, da forma como o governo planejou, está se cumprindo o prognóstico feito em 2018 pelo articulador Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos e atualmente secretário de Governo do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), peça importante da engrenagem montada desde 2016, com o deputado federal Amaro Neto (Republicanos), no escanteio por total falta de conteúdo para o exercício de um mandato eleitoral. Naquele ano, falando a Século Diário, ele vislumbrou o canário atual e ressaltou a idade de Erick, hoje com 34 anos, como fator que lhe dá a vantagem de "poder esperar".

No entanto, como os fatos ocorrem em reação às atitudes dos políticos, para bem ou para mal, há outras articulações que poderão mudar o cenário. Elas vão desde o atropelo por querer passar à frente, como em 2019 com a eleição antecipada para "garfar" o terceiro mandato na presidência da Assembleia, que trincou o relacionamento com o Palácio Anchieta, agora refeito, a fatores externos ao grupo.

Estes passam pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, aposta do MDB, que pode encontrar barreira com o retorno ao partido da senadora Rose de Freitas; o animado ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli (Republicanos); e o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), que constrói uma base forte nas regiões norte e noroeste do Estado, a partir de empreendimento de porte. O mercado aponta Enivaldo como candidato ao Senado em 2026, mas propenso a alterar os planos se as condições permitirem. 

Ele está reunindo lideranças políticas e empresariais para defender duas grandes intervenções logísticas para mudar a configuração social e econômica das duas regiões: a duplicação de 300 quilômetros da BR 381, entre Governador Valadares e São Mateus, e o apoio à construção do Centro Portuário de São Mateus, pela Petrocity Portos, em Uruçuquara. Apesar das questões ambientais ainda em andamento, o projeto irá mudar o perfil econômico da região.

Há ainda a ser considerado, no cenário atual, o ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), dono de um cacife eleitoral que colocou em risco a eleição do atual prefeito do município, Sérgio Vidigal (PDT), demonstrando capacidade para transferir votos. Seu candidato, Fabio Duarte (Rede), vereador com um mandato modesto, alcançou 45,1% (91.931 votos) contra 54,9% (111.920) destinados ao prefeito eleito.

Comissões

Como parte do alinhamento, nesta segunda-feira a Assembleia deverá coloca em votação a escolha dos membros das comissões permanentes, já articulada com o líder do governo, deputado Dary Pagung (PSB). Desde essa sexta-feira (5), já se sabia que o deputado Danilo Bahiense (sem partido) estava fora da presidência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

A medida, adotada antes da eleição e por intromissão do governo do Estado, gerou insatisfação entre integrantes da Frente Unificada de Valorização Salarial (FUVS), que reúne policiais e bombeiros militares.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

RONALDO CHAGAS em Terça, 09 Fevereiro 2021 17:15

Quero Max Filho Governador...

Quero Max Filho Governador...
Agmarcarioca em Domingo, 14 Fevereiro 2021 14:55

Sergio Meneguelli chega chega chega Casagrande Paulo Hartung vamos mudar para melhor chega de comer arroz com feijao todo dia

Sergio Meneguelli chega chega chega Casagrande Paulo Hartung vamos mudar para melhor chega de comer arroz com feijao todo dia
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/