A convenção do PPS, em Linhares, norte do Estado, nessa segunda-feira (1) deu o que falar nos meios políticos locais mais pela escolha da vice do que pelo candidato a prefeito. É que a apresentação de um nome da Rede causou surpresa e atritos internos no partido.
A homologação do ex-secretario de Desenvolvimento da cidade, Rodrigo Paneto, sem a presença de Nozinho Correa (PRTB) na convenção já era esperada, já que o prefeito estaria tentando não vincular seu nome ao palanque do secretario para não atrapalhar a campanha.
O que não era esperado era a escolha de Dan Pessotti para a vice na chapa de Paneto. A Rede havia participado da convenção do vereador José Cardia (PSD) na semana passada e o porta-voz do partido Sérgio Pessotti havia se colocado como possível candidato a vice.
Durante a semana, houve movimentações na cidade que indicavam que o partido poderia pular de palanque sim, mas para o grupo da deputada Eliana Dadalto (PTC), principalmente depois de um vídeo em que a ex-senadora Marina Silva gravou ao lado da deputada.
Mas, tanto no grupo de Eliana Dadalto quanto no palanque de Cardia e da própria Rede Sustentabilidade, o cenário mudou de outra forma. O comentário na cidade era de que a provisória da Rede havia sido destituído e Dan Pessotti assumido o comando, levando o partido para o palanque de Paneto.
Nesta terça, Sergio Pessotti divulgou uma carta tentando esclarecer alguns pontos da polêmica. Ele afirmou que em nenhum momento o partido autorizou Dam Pessotti a ser vice do pré-candidato do PPS, apoiado pela atual gestão.
Ele reafirmou que a convenção ainda será realizada na próxima quinta-feira (4), quando o partido irá deliberar a coligação partidária. Ele diz ainda na carta que está tomando as devidas providências legais dentro do partido e na instância eleitoral.
Dam Pessotti enviou nota à redação nesta quarta-feira, rebatendo as afirmações de Sérgio Pessotti:
“Diante da necessidade de manter o alinhamento programático da Rede Sustentabilidade no processo eleitoral do município de Linhares na defesa dos direitos humanos, dos direitos das mulheres, do desenvolvimento sustentável e na defesa da cultura de paz informamos que os filiados Dam Pessotti (porta-voz presidente) e Luiza Santos (Porta-voz vice-presidente) junto com demais membros da Comissão Municipal Provisória são os responsáveis pela condução partidária da Rede Sustentabilidade no município”, diz a nota.