Sexta, 26 Abril 2024

Apuração das urnas frustra clima da virada de Luiz Paulo

Diferentemente do que estimava a pesquisa do Instituto Futura, o candidato Luciano Rezende (PPS) foi eleito prefeito de Vitória neste domingo (28). A pesquisa do Instituto Futura, no entanto, publicada na edição de domingo do jornal, que começa a circular na tarde do sábado, apontava uma vantagem de três pontos percentuais para o candidato do PSDB. Mas a apuração das urnas inverteu a previsão do Futura: 52,73% para Luciano e 47,27% para Luiz Paulo, uma diferença de 5,46%.

 
Estranhamente, o jornal A Gazeta não publicou a pesquisa na edição de sábado, preferindo divulgá-la na edição de domingo, que começa a circular na tarde do sábado. A manchete do jornal alertava: “Luiz Paulo sobe e chega a 51%”. Os gráficos que ilustravam a matéria mostravam a ascensão do tucano e a queda vertiginosa de Luciano. 
 
O resultado favorável a Luiz Paulo era antagônico ao da pesquisa feita pelo Ibope, que fora publicada no mesmo jornal no sábado (27), e que dava uma vantagem de 14 pontos favoráveis ao candidato do PPS. A pesquisa da Enquet também confirmava a vantagem para Luciano de cerca de 10 pontos. Já a pesquisa da FlexConsult indicava um empate técnico, mas ainda com ligeira vantagem para Luciano
 
Na amanhã deste domingo, o então candidato do PPS, que seria eleito prefeito de Vitória horas depois, minimizou o resultado da pesquisa do Futura, única que o colocava atrás do tucano. Ele lembrou que a pesquisa que errou menos o cenário de intenções de votos, errou por uma diferença de 10 pontos percentuais.
 
Durante todo o dia apoiadores de Luciano comentavam que o grupo de Luiz Paulo estava distribuindo o jornal à população com os dados da pesquisa favoráveis ao candidato do PSDB. Informações que não foram confirmadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES). 
 
Logo após a apuração, que deu a vitória a Luciano, supostos cabos eleitorais do PPS queimaram exemplares do jornal A Gazeta na porta do TRE-ES, em protesto ao suposto apoio que o veículo teria dado ao tucano para favorecê-lo na reta final. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/