quarta-feira, dezembro 4, 2024
24.9 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 4, 2024
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Leia Também:

Articulação na Serra passa por Vandinho, Vidigal e Ricardo Ferraço

No processo de articulação política para a eleição no município da Serra, chama atenção a movimentação do senador Ricardo Ferraço (PSDB). Amigo do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e agora correligionário do ex-deputado estadual Vandinho Leite, ele pode intermediar uma aproximação entre as duas lideranças. 
 
Não que alguma delas possa vir a desistir do pleito, mas em caso de segundo turno, a aproximação pode se transformar em aliança. A intenção de Vidigal era a de atrair Vandinho para sua vice, mas essa ponte dificilmente Ferraço conseguiria fazer pelo desejo da nacional do PSDB em ter uma candidatura própria no segundo colégio eleitoral do Estado, o o primeiro é Vila Velha.
 
Ricardo vem se movimentando na direção do palanque de Vandinho, que está pondo em curso o projeto tucano no município. Com isso, o senador dá a contrapartida esperada no PSDB nesse processo eleitoral, ajudando os candidatos do partido. 
 
Por outro lado, a ligação entre o senador e Vidigal vem dos tempos em que o tucano era presidente da Assembleia Legislativa e ajudou o pedetista em sua primeira campanha à prefeitura da Serra. Por isso, as expectativas são de que as movimentações do senador sejam cautelosas no sentido de não atravessar as articulações do amigo pedetista.
 
Essa movimentação coloca mais um elemento estadual na disputa serrana, além do governador Paulo Hartung (PMDB) e do ex-governador Renato Casagrande (PSB), que vão travar uma disputa indireta no município. Hartung e Casagrande tentam se consolidar como lideranças políticas na Grande Vitória e articulam palanques com seus aliados. 
 
Mas na Serra ambos têm problemas, Hartung, que teve o apoio de Vidigal na disputa de 2014, não tem como se livrar do pedetista, enquanto isso, vem sendo assediado pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede), que apesar de eleito no palanque do PSB, de Renato Casagrande, mudou de lado. 
 
Casagrande estaria atrelado à candidatura do deputado Bruno Lamas, por força partidária, mas isso não é uma certeza para os meios políticos. Solto no município estaria o deputado federal Givaldo Vieira (PT), que foi vice-governador de Casagrande. Mas a impressão é de que o ex-governador estaria sem muitas opções por lá. 

Mais Lidas