Sexta, 26 Abril 2024

Assembleia entende recado de Casagrande e desgaste fica com Ferraço

Assembleia entende recado de Casagrande e desgaste fica com Ferraço

As atitudes do presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM) expõem duas situações graves do ponto de vista dos interesses políticos do Palácio Anchieta. Primeiro, no sentido de que precipitam as articulações em favor do palanque do filho, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) ao governo em 2014. E em segundo lugar, porque mexe com os interesses da Assembleia Legislativa.




Diante da percepção de que o caminho de retomada do grupo ao governo em 2014 não cabe mais ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e sim a Ricardo Ferraço, o presidente da Assembleia tem feito uma movimentação muito grande para se fortalecer à frente da Assembleia e permanecer na presidência da Casa durante o período da eleição estadual.



Neste sentido, o deputado estadual que em boa parte do governo Paulo Hartung teve uma postura arredia ao ex-governador, aderiu ao projeto dele, e hoje se movimenta para tentar estancar as perdas políticas de Hartung ao mesmo tempo em que tenta evitar a chegada de desafetos dele à Assembleia.



Outro movimento de Ferraço que prejudica o Palácio é a forma como mexe nos interesses do plenário da Casa. Adepta desde o governo passado ao fisiologismo, a Assembleia precisa do atendimento às demandas da base e neste sentido, Ferraço tenta jogar o plenário contra o governador. Mas essa movimentação não vem colando na Casa, primeiro porque o governador deu à crise de Ferraço o tamanho que ela realmente tem e mandou um recado aos deputados que entenderam e encamparam a posição palaciana.



A dificuldade de Ferraço em emplacar sua articulação é que ele usa o mesmo mecanismo que desgastou o então governador José Ignácio Ferreira e fortaleceu Paulo Hartung no início da década de 2000. A diferença é que hoje o ambiente político não permite mais que os ataques de Ferraço atinjam o governador, já que não há interesse em desgastá-lo.



Sem conseguir o mesmo espaço para essa movimentação, os episódios recentes trouxeram desgastes para o presidente da Assembleia, que hoje tem dificuldade em emplacar sua reeleição para a Casa.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/