sexta-feira, dezembro 13, 2024
25.5 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 13, 2024
sexta-feira, dezembro 13, 2024

Leia Também:

Biometria é estendida até 9 de abril, mas Vitória já pode ter eleição em dois turnos

Quem ainda não fez o recadastramento biométrico em Vitória ganhou mais uma chance. O prazo que terminaria nesta quinta-feira (31) foi estendido para o próximo dia 9 de abril, um sábado. Os cartórios da Capital vão continuar atendendo os eleitores que já têm senha ou não, no mesmo horário de funcionamento e aos sábados. 
 
A medida foi anunciada em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (30) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sérgio Luiz Teixeira da Gama. A decisão foi tomada por causa dos problemas técnicos no Sistema Elo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
 
Segundo o diretor geral do Tribunal, o ponto crítico aconteceu na tarde desta quarta-feira, quando o sistema ficou fora do ar por duas horas. O cartório de Jardim Camburi, chegou a fechar por causa do problema. A pane não ocorreu só no Espírito Santo, em outras cidades brasileiras, que também estão fazendo o cadastramento biométrico, o serviço foi interrompido. 
 
O Tribunal capixaba comunicou o ocorrido ao TSE, pedindo a normalização do sistema e também sugeriu a prorrogação do prazo. Mas independentemente da resposta do TSE, o presidente do TRE garantiu que o prazo já foi transferido para o próximo dia 9, na Capital. O presidente do Tribunal afasta a possibilidade de nova prorrogação do prazo. 
 
Segundo turno
 
Gama também anunciou na coletiva que o mínimo necessário de eleitores (200 mil) para que haja segundo turno na eleição da Capital já foi alcançado, o que mexe completamente com o cenário da disputa em Vitória. 
 
O presidente não quis adiantar qual o contingente eleitoral cadastrado até hoje, mas destacou que o número não depende apenas do recadastramento biométrico. Há outros fatores que influem com o a transferência de votos e os novos registros de eleitores. 
 
Em uma eleição de dois turnos, as estratégias devem ser modificadas, justamente por causa do grande número de palanques que são esperados para esta eleição na Capital. A eleição com possibilidade de dois turnos torna a disputa menos crítica para os candidatos, já que o segundo turno é como se fosse uma nova disputa, totalmente diferente da primeira. 

Mais Lidas