sábado, abril 26, 2025
24.9 C
Vitória
sábado, abril 26, 2025
sábado, abril 26, 2025

Leia Também:

Bloco de deputados mantém divisão na eleição da Assembleia Legislativa

O cenário da disputa à presidência da Assembleia Legislativa segue dividido entre o atual presidente Theodorico Ferraço (DEM), que quer a reeleição, e o grupo de deputados que tende a apoiar o nome do deputado Josias Da Vitória (PDT). O bloco que se movimenta em torno do pedetista não parece disposto a recuar e apoiar a candidatura do atual presidente. Na foto, ao lado de Ferraço e dos demais deputados, ele destaca em seu perfil.
 
Ferraço saiu do encontro com o governador nessa quarta-feira (12) dizendo ser o candidato do governador. Na verdade, Hartung não apontou abertamente um nome de sua preferência, mas Ferraço aproveitou o encontro para devolver os R$ 25 milhões aos cofres do governo. Hartung deu destaque à devolução do dinheiro na sua página no Facebook. “Recebi ontem (12), das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço, a devolução de R$ 25 milhões ao cofre Estadual, referente ao exercício de 2014”.
 
Nesta segunda-feira (19), Hartung deve se reunir com o deputado Josias Da Vitória, mas para os meios políticos, dificilmente Hartung vai pedir para que ele retire a candidatura, até porque o deputado não se colocou oficialmente como candidato. 
 
Dentro do grupo, o nome de Da Vitória não foi colocado, mas as discussões caminham para essa definição. Além dele e do atual presidente, o conjunto do plenário não apresenta outra alternativa capaz de aglutinar apoio suficiente para garantir a eleição. 
 
Já a movimentação do governador fica difícil, porque o grupo não se coloca como oposição e reúne uma boa parcela do plenário. O bloco busca mais do que uma interlocução, uma relação respeitosa entre os poderes, evitando assim que a Casa se coloque em posição de submissão ao Executivo. 
 
Sem uma carta na manga para controlar os deputados, o governador terá que estabelecer um diálogo com os parlamentares, até porque, neste início de governo não tem nada para barganhar, muito pelo contrário, está com tesoura na mão, fazendo cortes, inclusive no Legislativo. 
 
Outro fator que pesa na discussão é que a personalidade da Assembleia mudou. Os deputados reeleitos e novatos estabeleceram uma mudança de postura, voltada para o fortalecimento do Legislativo. Os deputados que fazem parte do bloco cresceram dentro do plenário nos últimos anos, ou já têm experiência acumulada para estabelecer essa relação diferenciada com o governador. 
 
Já Ferraço, apesar da esperteza política, não é um especialista em Assembleia. Já os parlamentares do bloco podem se tornar um incomodo. Embora não estejam dispostos à oposição, dificilmente vão aderir a um movimento de submissão ao Palácio Anchieta.

Mais Lidas