Contarato assina a ação juntamente com senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jorge Kajurú (Podemos-GO)
Notícia-crime pedindo investigação ao presidente Jair Bolsonaro por suposto crime de prevaricação no caso da vacina Covaxin foi apresentada nesta segunda-feira (28) no Supremo Tribunal Federal (STF). O senador Fabiano Contarato (Rede) está entre signatários da ação, uma iniciativa do vice-presidente da CPI da Pandemia, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi assinada, também, por Jorge Kajuru (Podemos-GO). A relatora é a ministra Rosa Weber.
“Ele está brincando com as vidas humanas no meio de uma pandemia. Os fatos que vieram à tona na CPI da Covid-19 são graves e precisam de uma resposta à altura. Seguiremos vigilantes e não vamos aceitar esse absurdo”, disse o senador Contarato.
Os senadores argumentam que o presidente Jair Bolsonaro, como agente político “da maior envergadura”, tinha a obrigação “inafastável” de levar adiante as denúncias que recebeu do deputado Luis Miranda. Em vez disso, ressaltam, o que se viu foi “uma agilidade ainda maior” para formalizar a aquisição da vacina, mesmo em face dos erros identificados. Eles destacam, ainda, que a iniciativa é apenas o “embrião’ das investigações da CPI sobre o caso e poderão render evidências de outros crimes, que serão levadas às autoridades judiciais”.