terça-feira, abril 29, 2025
22.9 C
Vitória
terça-feira, abril 29, 2025
terça-feira, abril 29, 2025

Leia Também:

​Bruno Lamas tira licença da Assembleia para se dedicar à campanha eleitoral

A licença, sem remuneração, é a primeira a ser formalizada no legislativo, que tem registrado sessões curtas e vazias

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) protocolou pedido de licença por 19 dias de suas atividades na Assembleia Legislativa, sem remuneração, nesta quarta-feira (21), para dedicar todo o tempo à campanha eleitoral como candidato à Prefeitura da Serra. Ele é o primeiro dos 11 parlamentares que concorrem às eleições de 15 de novembro a fazer esse tipo de solicitação, que deverá ser lida no Plenário na próxima segunda-feira (26). 

O parlamentar apontou que resolveu adotar a medida para fazer “bom uso dos recursos públicos na reta final da campanha, considerando que o salário de um deputado estadual é de R$ 25.322,25 por mês”.

A licença vai vigorar, inicialmente, dos dias 26 de outubro a 15 de novembro, dia do primeiro turno da eleição municipal e, caso ele passe para o segundo, o pedido poderá ser ampliado. Lamas disputa o cargo de prefeito pela composição “Mudança com Segurança”, composta pelos partidos PSB, Democratas, PV e Avante.

Durante o período de campanha, as sessões da Assembleia Legislativa têm sido esvaziadas, com alguns deputados garantindo presença e deixado a Casa ou o ambiente virtual para cumprir outros compromissos, o que o parlamentar diz querer evitar com a licença. Lamas poderá voltar ao cargo em caso de urgência, como uma calamidade ou requisição do governador Renato Casagrande. Pela legislação, caso haja comprometimento do quórum necessário às deliberações da Casa, o presidente Erick Musso (Republicanos) também poderá solicitar a suspensão da licença.

Onze dos 30 deputados estaduais disputam as eleições municipais deste ano. Os parlamentares pleiteiam a vaga de prefeito, principalmente, em municípios da Grande Vitória. Na Capital, dos 14 candidatos, três são deputados estaduais: Capitão Assumção (Patri), Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Gandini (Cidadania).

Na Serra, dos oito candidatos, também há três deputados na disputa: Alexandre Xambinho (PL), Bruno Lamas (PSB) e Vandinho Leite (PSDB). As prefeituras de Vila Velha e Cariacica têm, entre seus concorrentes, apenas um deputado da atual legislatura: Doutor Hudson Leal (Republicanos), em Vila Velha. Já em Cariacica, Euclério Sampaio (DEM); Guarapari, o deputado Carlos Von (Avante); e no interior do Estado, Marcos Garcia (PV), que concorre à Prefeitura de Linhares, e Enivaldo dos Anjos (PSD) a de Barra de São Francisco.

Mais Lidas