De acordo com o TRE, a iniciativa visa atender com maior agilidade o eleitor que ainda não compareceu aos cartórios eleitorais para fazer o cadastramento biométrico. O tribunal estima que 15% do eleitorado já fez o cadastramento biométrico, que consiste na coleta de dados biométricos (digitais das mãos), fotografia e assinatura digital.
Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência. O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores entre 18 e 70 anos. Os eleitores que têm o voto facultado (analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e cidadãos com mais de 70 anos) e que possuem interesse em participar do processo eleitoral também deverão fazer o cadastro biométrico.
Não são aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento de identificação para a operação de alistamento (primeiro título) e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral, por não conterem dados referentes à nacionalidade/naturalidade ou à filiação.
O eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado; quem não fizer o cadastro está impedido de obter passaporte, de participar de licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino.
Serviço: Central de Atendimento da Biometria – VV
Quando: a partir de 26/06/2017
Endereço: Boulevard Shopping – próximo ao Terminal Rodoviário de Itaparica, n° 5000, Vila Velha
Horário de atendimento: 10h às 18h30 de segunda a sexta-feira; e 11h às 18h30 aos sábados.