Nesta quinta-feira (26), os vereadores de Conceição da Barra, no norte do Estado, se reúnem em uma sessão extraordinária, a partir das 18 horas, para avaliar a possibilidade de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de eleitores sobre a gestão do prefeito Jorge Donati (PSDB).
Na pauta da sessão extraordinária vai estar o pedido de apuração feito através de denúncia por um eleitor do município. A denúncia é de que o Executivo tem feito contratação de servidores de forma irregular, sem autorização do legislativo.
Outro fator que tem trazido atrito entre a prefeitura e a Câmara, e que estará em debate na sessão, é a falta de atendimento a pedidos de informação acerca de fatos passíveis de fiscalização por parte do legislativo. Os pedidos de informação têm sido ignorados pela prefeitura
A situação política do prefeito com a Câmara é delicada. Donati, que está no segundo mandato – e começou sua gestão com o apoio do Legislativo -, hoje vive uma situação diferente. Após a polêmica gerada com a possibilidade de aumento do IPTU da cidade, em fevereiro passado, o prefeito saiu da zona de conforto.
A Câmara derrubou o veto do prefeito a uma matéria aprovada pelps vereadores que não permitia reajuste no IPTU. Segundo os vereadores, o reajuste do imposto proposto pelo Executivo chegava a 300%.
O tucano tem acumulado derrotas na Câmara de Conceição da Barra. A começar pela eleição da Mesa Diretora, que apesar de aliada, não era exatamente a composição dos sonhos do prefeito. O episódio do IPTU ajudou a unir seis dos 11 vereadores do município, que passaram a adotar uma postura independente.