A Justiça condenou oito candidatos a vereador na disputa do ano passado, no município de Nova Venécia, no norte do Estado, a pagar multa de R$ 2 mil por propaganda irregular. A denúncia de irregularidade eleitoral foi feita pelo ministério público e acatada pela Justiça.
Foram denunciados os candidatos Ludymilla Nízio (SD), Moisés de Sá (PV), Rogério da Escelsa (PT), Dejanir Dias (PSB), Ailson Felippe (PPS), Jorge Gonzaga (PHS), Lodir Guarnier (PPS) e Cimar do Altoé (PHS). Dos denunciados dois conseguiram se eleger, Dejanir, por média e Cimar, por quociente partidário.
Durante a campanha, o Ministério Público expediu notificação recomendatória aos candidatos, partidos e coligações alertando-os das consequências da veiculação de propaganda nas horas que antecediam o início da votação.
Mesmo diante do alerta do órgão ministerial, ao realizar fiscalização no dia da eleição, foi encontrado material eleitoral de todos os representados espalhado em via pública, o que é vedado pela legislação eleitoral.