Passada a celeuma em torno da candidatura a presidente da Assembleia, com a saída de Theodorico Ferraço (DEM) na disputa pelo quarto mandato e a consolidação do nome de Erick Musso (PMDB), que deve ser candidato único, os deputados se debruçam sobre a composição dos demais cargos da Mesa Diretora.
A ideia do grupo é acomodar nesse contexto alguns nomes que não estavam, em princípio, incluídos no blocão, que apoiou Musso e outros que estavam desde o início juntos com o candidato a presidente. O principal foco das discussões são as duas secretarias.
Entre os nomes mais cogitados para os cargos estão o da deputada Raquel Lessa (SD) e os deputados Josias Da Vitória (PDT), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Rafael Favatto (PEN). Há outros nomes em discussão também, mas esses quatro são os principais em debate. O deputado Bruno Lamas (PSB) que estava pleiteando uma das cadeiras estaria mais distante da acomodação hoje.
Desses nomes, quem não for acomodado nas secretarias da Mesa pode também receber a primeira e segunda vice-presidências. Além dos cargos da Mesa, outros espaços bem disputados são as presidências das duas principais comissões permanentes da Casa: Justiça, que hoje é comandada pela deputada Raquel Lessa, e Finanças, que é presidida por Dary Pagung (PRP).
Raquel Lessa vinha sendo cotada desde o início para compor uma secretaria, o que deixa a Comissão de Justiça livre para os acordos com os demais deputados. Dary Pagung comanda a comissão de Finanças do Legislativo desde novembro de 2013, quando o então presidente Sérgio Borges deixou a Assembleia para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas.
Pagung é visto como um nome muito ligado ao Palácio Anchieta, o que em alguns momentos tem dificultado as liberações de emendas dos parlamentares. O não atendimento das emendas ao Orçamento de 2016, foi a gota d???água para os deputados, já que o presidente da Comissão conseguiu emplacar suas indicações.
Favatto fez parte do grupo de quatro deputados que defendia outra candidatura à presidência. Ao lado de Marcos Bruno (Rede) ??? que se apresentava como candidato a presidente ???, além de Hudson Leal (PTN) e Eliana Dadalto (PTC).
Enivaldo dos Anjos (PSD) tentava, ao lado de Theodorico Ferraço (DEM), na tentativa de emplacar mais uma reeleição do demista. Da Vitória (PDT) com foco na Câmara dos Deputados, não se envolveu tão profundamente no processo eleitoral da Casa e pode acabar conseguindo uma boa acomodação.