O nome de Carlos Von surgiu no processo eleitoral de 2012 em Guarapari e conseguiu trazer movimentação a um pleito cheio de incertezas. Com a eleição do então prefeito Edson Magalhães (PSD) impugnada na eleição de 2012, a disputa foi anulada e uma eleição extemporânea realizada em 2013.
Novamente Von se apresentou para a disputa e enfrentou o candidato do prefeito, Orly Gomes (DEM). Von perdeu por pouco mais de mil votos e fortaleceu seu nome no município. Com o desgaste de Orly à frente da prefeitura e a possibilidade de Edson Magalhães ter as contas rejeitadas pela Câmara, Von surge no processo eleitoral deste ano como uma alternativa competitiva.
E é com essa ideia que o PSDB investe na candidatura do seu jovem candidato. Em entrevista a Século Diário, que vai ao ar neste sábado (7), ele fala sobre o processo que vem sendo costurado no município e como vem se preparando para a terceira disputa a prefeito de Guarapari.
Neto do ex-prefeito de Vitória Carlito Von Schilgen, o tucano se apresenta como uma novidade no pleito, mas não se afasta da imagem que o avô criou no cenário político do Estado. Ele analisa o embate esperado e o cenário que pode ter até 12 nomes na disputa.
Ainda na entrevista, ele fala sobre a tentativa de Edson Magalhães de entrar no PSDB, que foi frustrada com a decisão da estadual de não permitir a movimentação e privilegiar Von como candidato do partido. Ele também faz uma avaliação das ações equivocadas da atual gestão e dos principais problemas de Guarapari a serem debatidos na campanha.