Terça, 30 Abril 2024

Cenário capixaba de 2014 não se enquadra no mapa do PT nacional

Cenário capixaba de 2014 não se enquadra no mapa do PT nacional
A cúpula do PT Nacional definiu que o partido lançará candidaturas próprias em estados governados por socialistas para contrapor o provável palanque do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, à presidência da República. 
 
Uma movimentação que atingiria em cheio o Espírito Santo, não fosse um detalhe: o PT não tem condições de erguer um palanque próprio no Estado. 
 
O jornal Valor Econômico desta segunda-feira (9) destaca o Espírito Santo e o Amapá como dois exemplos de estados governados por socialistas que contam com vices do PT. A jornal afirma que nos dois casos o partido pretende lançar candidatura própria caso os governadores Camilo Capiberibe, do Amapá e Renato Casagrande, do Espírito Santo, decidam apoiar a candidatura de Eduardo Campos.
 
Dentro do próprio PT capixaba há um entendimento de que o partido não criou condições para erguer um palanque próprio. O partido defende a permanência no palanque de reeleição de Renato Casagrande. O governador, por sua vez, tenta convencer o mercado político de sua atuação na disputa presidencial de forma neutra. 
 
O PT nacional entende que Casagrande apoiaria a reeleição da presidente Dilma, mas o PSB nacional pressiona Casagrande a aderir ao projeto do partido para o próximo ano. A candidatura de Eduardo Campos já é colocada como irreversível e a identidade socialista pode pesar a partir do próximo ano para o governador, o que preocupa lideranças petistas.
 
O problema é que a direção petista no Estado vem adotando uma postura de ocupação de espaços políticos auxiliares. Neste sentido, não se construiu um nome que tenha condições de encabeçar um palanque ao governo do Estado. 
 
No partido vem se discutindo a possibilidade de o partido vir a disputar uma vaga ao Senado, o que deve levar a uma disputa interna muito forte entre o ex-prefeito de Vitória João Coser e a senadora Ana Rita. Mas apesar de Coser demonstrar interesse na disputa, sua movimentação seria apenas para evitar a candidatura da senadora. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/