Domingo, 28 Abril 2024

Cenário de 2014 cada vez mais distante da unanimidade

Cenário de 2014 cada vez mais distante da unanimidade
Com a investida do PSDB em lançar a candidatura do ex-diretor do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes) Guerino Balestrassi ao governo do Estado, o jogo político do próximo ano aponta para uma fragmentação da disputa. Um cenário eleitoral bem diferente do que se estabeleceu em 2010, quando um amplo leque de alianças garantiu a Renato Casagrande uma eleição tranquila. 
 
Para os meios políticos, a candidatura de Balestrassi pode não ser um fato consumado. Ele teria colocado o nome para garantir um palanque no Espírito Santo para o presidenciável tucano, o senador por Minas Gerais, Aécio Neves, caso uma costura com o PMDB não vingue para o próximo ano. Mas a entrada de Balestrassi na disputa não seria o fator principal da fragmentação. 
 
Casagrande tentou atrair para seu grupo também os partidos que estiveram com o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) em 2010, como o PMN, o DEM e o PPS. Atraiu, inclusive, o próprio tucano. Mas não está longe de conseguir construir um palanque de unanimidade para sua reeleição com o mesmo número de partidos que tinha em 2010.
 
O senador Magno Malta (PR) foi o primeiro a desalinhar o processo de reforço na ampla base do governador Renato Casagrande, eleito com o apoio de 15 partidos, mais o PSB. O PR deve ter candidatura própria e embora não haja uma expectativa de que consiga uma coligação farta de partido, conta com o capital eleitoral do senador, que tem um grande apelo no eleitorado do Estado. 
 
Agora é o PMDB que reivindica a disputa ao governo. O senador Ricardo Ferraço, que em 2010 foi forçado a abrir mão da disputa em nome de uma movimentação nacional entre PT, PSB e PMDB, para dar lugar na chapa palaciana a Casagrande, é quem aparece como o principal nome cotado para a disputa. 
 
Nesse sentido, temos três figuras políticas (Casagrande, Ferraço e Malta) com densidade eleitoral de mais de um milhão de votos cada um na disputa, o que divide não só o eleitorado, mas também a atenção da classe política.
 
 
Casagrande vem em desgaste por conta dos inúmeros problemas durante seu primeiro mandato e os equívocos durante o período dos protestos  populares recentes, mas tem a máquina na mão, o que pesa a seu favor. Ricardo Ferraço tem o selo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o apoio da elite econômica do Estado. Já Malta tem popularidade e um discurso que agrada ao eleitorado conservador do Estado.
 
Balestrassi conseguiu se movimentar entre a classe empresarial durante sua passagem pelo Bandes, mas os outros competidores parecem ser mais fortes que ele. Por isso, há dúvida se levará adiante sua candidatura. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/