sábado, março 15, 2025
25.9 C
Vitória
sábado, março 15, 2025
sábado, março 15, 2025

Leia Também:

Cenário de Vila Velha ainda comporta aliança entre Max Filho e Hércules

Entre os cenários pré-eleitorais da Grande Vitória, o mais dinâmico parece ser o do município de Vila Velha. O ano começou com o governador Paulo Hartung (PMDB) tentando fortalecer o prefeito Rodney Miranda (DEM), seu aliado de primera linha, mas, diante da impossibilidade de torná-lo um candidato competitivo, o governador mudou a estratégia, tentando lançar no jogo o deputado federal, Max Filho (PSDB). 
 
Hartung teria o interesse de tirar o tucano do jogo político de 2018, mantendo-o preso ao cenário local. Essa estratégia, que não parece que irá vingar, já que Max Filho entende que o cenário da prefeitura não é atraente diante da crise econômica atual. Além do desafio de herdar uma administração triturada por Rodney, o tucano teria que ficar sujeito ao socorro do governador Paulo Hartung (PMDB), experiência que foi traumática nas duas vezes em que esteve à frente da prefeitura canela-verde .
 
Diante desse cenário, Hartung busca um plano “C”, que é a reaproximação com o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD). Essa movimentação do governador, porém, pode acabar aproximando uma articulação anterior entre Max Filho e o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB). Sem os dois na disputa deste ano, Neucimar Fraga teria uma vantagem, já que os outros dois nomes mais fortes na disputa não estariam em seu caminho. 
 
O PT não deve apresentar candidatura e a novidade pode vir da Rede, que trabalha com novas lideranças para entrar na disputa, contrapondo os palanques já conhecidos do município. 
 
Max Filho pode emprestar seu capital a um nome de seu grupo e o que mais se comenta nos bastidores é que seu ex-secretário de Educação, Roberto Beling, pode ser a escolha. Mas a possibilidade de o campo ficar livre para Neucimar pode fazer com que ele busque o popular palanque de Hércules Silveira. Seria uma saída para equilibrar o jogo com o ex-prefeito. 
 
Para o grupo do deputado federal, não é interessante deixar o caminho livre para Neucimar. Vila Velha sempre teve a tradição de votar em políticos da terra, no que se encaixa o grupo de Max Filho. Mas a eleição de Neucimar quebrou essa lógica, e a grande votação do ex-prefeito no município na eleição ao Senado, em 2014, mostra que seu capital político é significativo na cidade. 
 
Isso pode reforçar a possibilidade de retomada das conversas entre Max e Hércules, para que o peemedebista dispute a eleição com o apoio do tucano. Uma aliança que surpreende o mercado político canela-verde, já que os Mauro são conhecidos por não fazerem alianças políticas. 
 
A aproximação de Hartung com Neucimar, diante da aparente indisposição de Max Filho em disputar a eleição municipal, teria o objetivo de proteger Rodney Miranda, evitando que o ex-prefeito atacasse o atual gestor que, por sua vez, teria abrigo na equipe do governo, após a eleição municipal. 
 
O desembarque do palanque de Rodney permite que o governador mantenha influência no pleito do maior colégio eleitoral do Estado sem ter de subir em um palanque. Hartung herdaria osmlouros da vitória do candidato sem ter de puxar votos, evitando assim desgastes, como o ocorrido em 2012, em Vitória, quando acabou prejudicando a candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).
 
Ao compartilhar o prestígio de um candidato competitivo, Hartung busca o fortalecimento na disputa indireta com o ex-governador Renato Casagrande (PSB). O ex-governador venceu a disputa contra Hartung no município nas eleições de 2014. O socialista recebeu 104.917 votos contra 96.733 do peemedebista. Casagrande não tem um palanque forte no município. Deve apoiar o professor Júnior Bola e vai emprestar seu prestígio político para tentar alavancar a candidatura do partido. 

Mais Lidas