No próximo dia 1 de dezembro, o governador eleito Paulo Hartung (PMDB) deve anunciar seu secretariado para o terceiro mandato e as atenções dos meios políticos estão na acomodação do vice-governador César Colnago (PSDB). Essa movimentação teria como alvo o deputado federal eleito Max Filho, também tucano.
A ideia é de que Colnago seja a estrela do ninho no jogo político e as informações que circulam nos bastidores é de que o tucano será um homem muito forte no novo governo Paulo Hartung. Embora eleito no palanque do peemedebista, Max Filho não é um aliado de Hartung e sai das urnas fortalecido para a disputa pela Prefeitura de Vila Velha, em 2016.
No grupo de Hartung há um interesse especial pela eleição no município, porque à frente da prefeitura está o aliado de Hartung, Rodney Miranda. O governador eleito que tem falado muito pouco sobre o jogo político, se posicionou sobre Vila Velha, afirmando que será o segundo prefeito da cidade.
Para os meios políticos, o recado entendido é de que o governador eleito vai fortalecer a atuação de Rodney. Por isso, para os observadores do processo, a ideia de que o demista seria puxado para o secretariado de Hartung não convence. Essa manobra enfraqueceria o prefeito como liderança municipal. O maior obstácuo de Rodney é Max Filho, que saiu com uma votação muito expressiva na eleição deste ano, sobretudo em Vila Velha.
As movimentações do governador eleito seriam, neste sentido, para tirar Max Filho da disputa de 2016. Ele chegou, inclusive, a questionar o deputado federal se ele preferia ficar em Brasília ou no Estado, sugerindo uma pasta para tucano no secretariado. Com o fortalecimento de Colnago, Hartung consegue se aproximar de Max, no sentido de tirá-lo da disputa municipal.
Outro caminho que pode ser seguido pelo governador eleito é o da aproximação com o ex-prefeito Neucimar Fraga (PV), que ainda não teria sido sondado por nenhum interlocutor do governador eleito. Mas como Neucimar Fraga é do jogo político e conta com a fidelidade do presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Carlini (DEM), pode ser um importante aliado para fortalecer o grupo e evitar Max Filho no debele eleitoral futuro.
Quanto às demais acomodações do secretariado, o governador tem usado o expediente de confundir o mercado com balões de ensaio, que permitem que ele faça suas movimentações de forma discreta, enquanto as lideranças se atrapalham com informações que levam a caminhos errados.
No PT, o presidente do partido João Coser já teria dito internamente que defende a aliança com Paulo Hartung e neste sentido, ele se torna a principal aposta para ocupar um cargo na equipe do governador eleito. Nos últimos 12 anos o partido tem garantida a pasta de Assistência Social, no governo Renato Casagrande, ganhou mais uma: a de Turismo.
O PT estaria interessado na secretaria de Agricultura, mas como o partido não estava no palanque de Hartung e a movimentação seria para acomodar Coser e não o PT, a tendência do partido parece ser a de manter o espaço que ocupava antes, mas caso haja acordo entre os aliados, o ex-prefeito de Vitória pode ser o titular de uma pasta mais robusta.