A suplente do vereador Edson Isidoro (PDT), Lindinalva Banssani (PSDB) tomou posse na semana passada no lugar do titular da cadeira na Câmara de Sooretama, norte do Estado. O pedetista se licenciou por 120 dias. Alegou motivos particulares.
Isidoro teve a prisão decretada em meados de março último pela juíza da Primeira Vara Criminal de Linhares, Patrícia Plaisant Duarte. Ele é acusado de participação em uma tentativa de homicídio em 2012. O vereador se defende, afirmando que se trata de uma articulação política, para desidratá-lo no município.
Século Diário conversou com o vereador em março sobre o assunto. Essas movimentações, segundo ele, teriam o objetivo de fazê-lo recuar da candidatura a prefeito. Mas, ele garantiu, à época, que sua candidatura era irreversível. A defesa do vereador entrou com recurso para tentar reverter a prisão decretada pela Justiça.
Vereador de oposição Isidoro vem sendo cotado para a disputa à prefeitura municipal e tem uma musculatura política que preocupa os adversários. Com seu afastamento, o cenário local para outubro muda. E quem se beneficia é um nome novo no cenário, o do tucano Alessandro Broedel.
Ele sai ainda mais fortalecido pela mudança na Câmara, já que a suplente de Isidoro é Lindinalva Luzia Bassani Alves (PSDB). Com um reforço na Câmara, o tucano fica com o campo aberto para alavancar o palanque contra o atual prefeito Esmael Loureiro (PMDB).