O presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), não gostou do comentário do deputado Hércules Silveira (PMDB) sobre a negativa da Mesa de prorrogação no prazo de inscrições para a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas (TCES), que termina nesta sexta-feira (21). Os dois parlamentares trocaram farpas na sessão desta quarta-feira (19).
Hércules foi à tribuna para falar sobre o assunto. Nessa terça-feira (18), o deputado pediu a prorrogação do prazo de inscrição para os interessados na vaga aberta no Tribunal de Contas com a aposentadoria de Marcos Madureira. Ferraço consultou a Procuradoria da Casa e deu a resposta ainda nessa terça, negando o requerimento.
O peemedebista que já havia dito ao jornal A Tribuna que o projeto “Conselheiro Cidadão” demorou dois meses para ter o parecer elaborado pela Procuradoria, mas o pedido de prorrogação do prazo foi respondido em algumas horas. Ferraço não gostou das críticas de Hércules e rebateu.
Ferraço disse que havia determinado a conclusão do relatório e o envio do parecer ao gabinete de Hércules. Já o peemedebista disse que havia conversado com Ferraço na presença de um procurador e que Ferraço havia dito que iria “pensar” se mandaria o parecer para o deputado. O presidente da Casa demonstrou bastante irritação ao dizer que Hércules deveria “falar a verdade” e o clima entre os deputados esquentou.
O fato é que o projeto que permite que qualquer cidadão que preencha os requisitos do cargo possa se candidatar foi protocolado por Hércules Silveira, depois de procurado por entidades da sociedade civil, em 18 de março. No dia 5 de abril foi encaminhado à Procuradoria de onde saiu com parecer elaborado apenas no dia 11 deste mês.
Na sessão desta quarta-feira, o projeto foi à terceira sessão para discussão e agora poderá ser votado pelo Plenário da Casa. Seis pessoas procuraram Hércules para receber dele o apoio para a indicação ao cargo. Mas a tendência é de que mesmo que o projeto seja aprovado e o deputado consiga indicar pessoas de fora da Assembleia, a escolha do novo conselheiro seja um deputado estadual.
Ainda na sessão desta quarta-feira, o deputado Claudio Vereza (PT) anunciou que iria protocolar sua inscrição para o cargo. Nos bastidores da Casa, o nome do líder do governo Sérgio Borges (PMDB) segue como forte favorito.