segunda-feira, março 24, 2025
24.3 C
Vitória
segunda-feira, março 24, 2025
segunda-feira, março 24, 2025

Leia Também:

Contrários ao apoio a Hartung vão levar insatisfação à Nacional do PT

O clima ficou quente na reunião da Executiva do PT na noite dessa segunda-feira (15). O presidente do partido, João Coser, que tem a maioria dos membros da Executiva, conseguiu fazer prevalecer a tese de que o partido deve participar do governo Paulo Hartung, sob a alegação de que o PMDB, partido do governador, apóia a presidente Dilma Rousseff. 
 
A Justificativa, porém, não convenceu a todos e um debate acalorado tomou conta da reunião, que aconteceu a portas fechadas. No final, o grupo de Coser venceu por 30 votos a 12. A discussão, porém, parece estar longe do fim. 
 
O posicionamento do PT capixaba será levado à Nacional do partido, já que a decisão foi tomada apenas pela cúpula, não sendo submetida à avaliação do diretório, com um debate ampliado. Boa parte da militância é contrária à entrada do partido no governo de Hartung, por isso, a discussão ficou restrita ao espaço em que Coser, cotado para assumir a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), tem hegemonia.
 
Durante o debate, o grupo descontente com a adesão ao novo governo, questionou o fato de não haver contrapartidas na decisão. O grupo alegou que vai levar uma pauta de contrapartidas ao governador eleito como condicionantes para o acordo. Entre os itens colocados pelo partido estão a não privatização do Banestes e da Cesan, a adoção de um salário mínimo estadual, o apoio à presidente Dilma Rousseff, criação da universidade estadual, entre outros. 
 
O partido também não quer que o apoio se transforme em uma nova geopolítica, com o PT tendo condições de indicar candidatos nos municípios em que pretender disputar as eleições, independentemente dos interesses do Palácio Anchieta.  

Mais Lidas