Domingo, 28 Abril 2024

???Defesa dos direitos humanos não pode se confundir com disputa política???, diz deputada

???Defesa dos direitos humanos não pode se confundir com disputa política???, diz deputada

A deputada federal Iriny Lopes (PT) publicou na noite desta segunda-feira (26) um artigo em sua página no Facebook criticando a atuação do senador Ricardo Ferraço (PMDB) no imbróglio diplomático que levou à queda do chanceler Antonio Patriota, do Ministério das Relações Exteriores.



Ferraço, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, ajudou a tirar o senador Roger Pinto Molina da Bolívia, um dos principais parlamentares de oposição ao governo do presidente boliviano, Evo Morales. O plano de fuga foi posto em prática nesse domingo (25).



O peemedebista alegou que teve informações de que Molina, abrigado há cerca de um ano na Embaixada do Brasil, corria risco de morte. Após fazer uma viagem de 22 horas de carro até Corumbá, Ferraço usou o avião da família para voar de Corumbá para Brasília. Na capital federal, o senador brasileiro abrigou Molina em seu apartamento funcional.



Para a deputada federal Iriny Lopes, a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina, facilitada pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia e com apoio do senador Ricardo Ferraço, causou um embaraço diplomático entre os dois países.



“Molina integra a elite boliviana, que se recusa a reconhecer o resultado eleitoral democrático, que tornou o índio Evo Morales presidente da Bolívia”, disse a deputada Iriny Lopes: “A defesa dos direitos humanos não pode se confundir com disputa política”, frisou a petista.



Iriny destacou que o senador boliviano responde a 20 processos na justiça comum, muitos por corrupção e acusação de ligações com o narcotráfico. “Ele procurou abrigo não por perseguição do governo, como alega, mas para fugir de suas responsabilidades frente à Justiça boliviana – há pelo menos uma condenação por desvio de dinheiro público. Se saísse, seria preso. Por isso, Evo Morales negou o salvo-conduto que poderia oficializar a saída de Molina e asilo em qualquer país. Como qualquer cidadão boliviano, o senador deveria estar detido, por força de condenação judicial”, disse Iriny Lopes em sua nota.



Ainda, segundo a nota da petista, a posição oficial do governo brasileiro de negar ajuda ao senador boliviano já havia sido manifestada em junho pela Advocacia-Geral da União (AGU), Procuradoria Geral da República (PGR) e o Itamaraty. A deputada classificou de estranho o comportamento do senador Ricardo Ferraço, que abrigou o senador em fuga em sua residência em Brasília.



“Ambos, Saboia e Ferraço, se prestam a um papel pouco nobre, de ingerência em assuntos de um país vizinho e pactuam com uma fuga ilegal, gerando uma crise desnecessária com a Bolívia. Os argumentos de ambos para ajudar um foragido da justiça boliviana são muito frágeis”, declarou.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/