Quarta, 01 Mai 2024

DEM capixaba não tem a musculatura que tenta mostrar como força auxiliar

DEM capixaba não tem a musculatura que tenta mostrar como força auxiliar
O prefeito de Vila Velha, presidente estadual do DEM capixaba, Rodney Miranda, foi a Brasília na semana passada para discutir a acomodação do partido no cenário eleitoral deste ano. Orientado pelo aliado de sempre, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), disse à cúpula do partido e para o PSDB que o DEM quer estar ao lado do peemedebista no Estado. Agora, tenta passar uma imagem de musculatura política, colocando o partido como uma força auxiliar importante do Estado.
 
Mas não é bem assim. O partido não é exatamente uma potencia partidária, e embora tenha conseguido um desempenho eleitoral muito forte em 2010, com a eleição de cinco deputados estaduais, não vive um momento de ascensão. Em 2012 perdeu a metade dos prefeitos que tinha e para a eleição deste ano não sabe nem quem será seu candidato a deputado federal.
 
Nacionalmente, o partido deve fechar questão com o  palanque do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. Rodney teria retornado ao Estado com a incumbência de fortalecer o palanque do tucano, mas para os meios políticos, o desgaste da imagem do prefeito dificulta sua colocação como liderança com musculatura suficiente para transferir votos para o palanque tucano.
 
Até porque, dentro do próprio DEM, há divergências sobre o posicionamento do partido na eleição. O deputado Atayde Armani é um dos que querem discutir melhor a acomodação do partido. O DEM tem três prefeitos do Estado, além de Rodney, Luciano Pereira, em Barra de São Francisco, e José Luiz Torres Lopes, em Atílio Vivacqua. 
 
Luciano e Lopes assinaram o manifesto em favor da reeleição do governador Renato Casagrande na última quinta-feira (8), em Viana. Para os observadores, os movimentos de Rodney perdem força nos bastidores políticos. Diferentemente do PSDB, que embora esteja desgastado eleitoralmente desde 2010, ganha importância porque tem nomes em condições de fortalecer as majoritárias, como o do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, que pode ser candidato ao Senado tanto no palanque de Casagrande como no de Paulo Hartung.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/