sábado, janeiro 18, 2025
25.5 C
Vitória
sábado, janeiro 18, 2025
sábado, janeiro 18, 2025

Leia Também:

Depois de três meses internado, morre ??lcio Alvares

Morreu na tarde desta sexta-feira (9), o ex-governador do Estado, Élcio Alvares (DEM). A causa da morte foi em decorrência de complicações de uma insuficiência renal. O velório está previsto para acontecer no prédio da Assembleia Legislativa, onde o demista cumpriu seu último mandato eletivo, chegando a presidir a Mesa Diretora da Casa. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra.

Élcio Alvares estava internado há três meses e dez dias no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), em Vitória. Ele sofria de problemas cardíacos e renais. Durante a hemodiálise teve uma parada cardíaca e entrou em coma. Ele foi declarado morto às 13 horas desta sexta-feira.

Élcio Alvares nasceu em Ubá, Minas Gerais, em 28 de setembro de 1932, mas veio ainda criança para o Espírito Santo. Formou-se em Direito. A vida política, porém, começa em 1966, conquistando a suplência de deputado federal pela Arena. Chegou a assumir o cargo por 15 dias. EM 1971, porém, conquistou uma cadeira como titular na Câmara dos Deputados em 1971.

Em 1975, foi indicado pelo presidente Ernesto Geisel para assumir o governo do Espírito Santo, que comandou até 1979. No período da ditadura militar não havia eleição direta, por isso os governadores, que eram nomeados, ficaram connhecidos como biônicos. Ele foi o 38º governador do Estado. Em sua passagem pelo Palácio Anchieta deu início à construção da Terceira Ponte – sem dúvida, a obra mais marcante de sua gestão.

Depois de 12 anos sem mandato, Élcio Alvares vence a eleição ao Senado, em 1991. Em 1994 foi nomeado Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, na gestão do presidente Itamar Franco. Voltou ao Senado em 1995. Em 1998, já no governo Fernando Henrique Cardoso, assumiu o Ministério da Defesa.

Élcio deixou o cenário nacional em meio a controvérsias. Retornou ao Estado e se dedicou à advocacia. Em 2007 retornou à política como deputado estadual pelo partido Democratas (DEM). Foi líder do governo Paulo Hartung na Assembleia e, em 2009, assumiu a presidência da Casa.

Reeleito em 2010, Élcio assumiu a presidência da Comissão de Justiça. Disputou novamente um assento no Legislativo estadual em 2014, mas não conseguiu nova reeleição. Foi então convidado pelo governador Paulo Hartung para assumir  a presidência da Banestes Seguros, seu último cargo público.

Pelas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), informou a morte do deputado e lamentou o “passamento” de seu correligionário. “Lamento informar aos Deputados Estaduais e ao povo do Estado do Espírito Santo, que acaba de falecer o ex-deputado Élcio Alvares, ex-presidente desta Casa, ex-governador, ex-ministro. Seu corpo será velado no plenário da Assembleia Legislativa a partir das 8h deste sábado dia 10 de dezembro, às 16h seguirá para o cemitério de Laranjeiras na Serra. Estamos todos de luto, que Deus tenha piedade de sua alma”!

Mais Lidas